by

Dante em Dalí: Realidade Onírica

 

folha291115

 

Cem (100) gravuras do pintor espanhol Salvador Dalí, inspiradas na obra “A Divina Comédia”, do italiano Dante Alighieri, compõem a exposição “Dante em Dalí: Realidade Onírica”, que será realizada no Colégio Dante Alighieri, de 28 de novembro a 08 de dezembro. A entrada é gratuita. A exposição pode ser acompanhada por um monitor, para grupos com mais de 20 pessoas, mediante horário marcado e agendado previamente com o colégio.

As obras do mestre do surrealismo integram a Coleção Lover Ibaixe e foram cedidas ao colégio especialmente. O Dante Alighieri se responsabilizou pelo transporte das obras em carro blindado, climatizado e com seguro de toda a coleção.

Dante

O curador da exposição, Olívio Guedes, Diretor do Museu Brasileiro de Escultura (MUBE), conta que as gravuras do “Inferno”, do “Purgatório” e do “Paraíso” foram trocadas por 300 moedas de ouro (Império Austríaco). Lover Ibaixe, fazendeiro da cidade de São Carlos, no interior paulista, foi apresentado ao pintor Salvador Dalí e sua esposa Gala, na década de 1960, em Madri, Espanha.

O fazendeiro sempre carregava consigo as moedas com as quais brincava à mesa na ocasião deste encontro; Gala, ao reparar, perguntou se ele tinha muitas delas. Lover respondeu: umas trezentas! Assim foi feita a troca das 100 obras pelas 300 moedas.