by

Delegado da Polícia Federal será presidente do Inep

O delegado de Polícia Federal Elmer Coelho Vicenzi será o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informou, em nota, o Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira, dia 15 de abril. O comunicado diz que o nome dele será “oficializado em breve”.

Vicenzi foi diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e chefe do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos da Coordenação-Geral de Polícia Fazendária da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado.

Ele tem graduação em Direito, com especialização em direito penal, MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Foi professor da Academia Nacional de Polícia.

A presidência do Inep estava vaga desde a exoneração de Marcus Vinicius Carvalho Rodrigues, no dia 26 de março. Rodrigues foi exonerado após desentendimento com o e então ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez. O ex-presidente do Inep assinou portaria que adiava a avaliação da alfabetização prevista pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para 2021. A medida foi revertida.

Autarquia vinculada ao Ministério da Educação, o Inep é responsável por avaliações como o Enem e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado a estudantes desde a alfabetização até o ensino médio, além dos Censos Escolar e da Educação Superior.

Leia também

Presidente do Inep é demitido; general pode assumir