by /0 comments

Deputada do PT do Rio Grande do Norte presidirá Comissão de Educação da Câmara

Fátima Bezerra promete dar prioridade para aprovar o Plano Nacional de Educação e anuncia o relançamento da frente parlamentar em defesa do piso dos professores
A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) foi indicada para presidir a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. A indicação foi feita na quarta-feira, dia 22, pela bancada do PT em acordo com os demais líderes partidários. Seu nome deve ser aprovado na próxima semana. “É com muita emoção e alegria que por designação do meu partido vou assumir mais um desafio na minha vida”, escreveu ela no twitter logo após ser indicada.

Com a nova função, ela será obrigada a deixar a relatoria do Plano Nacional de Educação (PNE), que vai estabelecer as metas para a educação brasileira de 2011 a 2020. Ainda na rede social, a deputada prometeu prioridade para o PNE. “(Assumo) especialmente no momento em que vamos debater e aprovar o PNE, projeto decisivo para os rumos da educação brasileira”, afirmou.

Nesta quinta-feira, logo após o Ministério da Educação anunciar o novo piso salarial nacional dos profesores da rede pública de R$ 1,1, Fátima Bezerra criticou o valor e defendeu um aumento para R$ 1,5 mil, como reivindica a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

A futura presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara anunciou ainda no twitter que irá relançar a frente parlamentar em defesa do piso.

Pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi professora da rede pública de ensino (prefeitura de Natal e governo do estado) e presidente, por dois mandatos, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Rio Grande do Norte. Foi ainda deputada estadual por dois mandatos.

Fátima Bezerra exerce o mandato de deputada federal desde 2002 e foi relatora da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que criou o Fundeb e da lei que regulamentou o fundo.

Em 2010, foi a deputada federal mais votada do Rio Grande do Norte: recebeu 13,33% dos votos válidos (220.355). Apesar de eleita pelo Estado, ela nasceu em Nova Palmeira, na Paraíba.german translator onlineМалий Владиславповоротные