by /0 comments

Desempenho dos alunos da rede municipal de ensino do Rio fica estagnado

Na escala de 0 a 10 da Prova Rio, a média do 3º e 7º anos foi de apenas 5,2 em 2010, contra 5 em 2009, informa O Globo

Ficou praticamente estagnado o desempenho de 130 mil alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro na avaliação dos conhecimentos de português e matemática do 3° e do 7° anos, informa o jornal O Globo.

Na escala de 0 a 10 da Prova Rio, a média das duas séries foi de apenas 5,2 em 2010, contra 5 em 2009. Entre os alunos do 7º ano, a média continuou nos mesmos 5. Em português, houve queda de 5 em 2009 para 4,9 em 2010, nas duas séries. Em matemática a nota não se alterou: 5.

A secretaria municipal de educação também divulgou o resultado do primeiro Alfabetiza Rio, avaliação da aprendizagem de 53 mil alunos de português e matemática no 1° ano. “Mais de 60% dos alunos” ficaram com média acima do desejável, informou a secretaria.

A secretária de educação, Claudia Costin, disse que houve uma “uma tímida melhora, mas consistente”. Segundo ela, somente a Prova Brasil poderá dar certeza desta melhora. A Prova Brasil avalia alunos do 4º e do 9º ano. Em 2009, a média dos alunos nessa avaliação foi 4,85.

Em nota a secretaria informa que 80% alunos foram alfabetizados no final do 1° ano do Ensino Fundamental. “Agora, trabalharemos em cima dos 20% de alunos que ainda não estão plenamente alfabetizados. Esses alunos participarão do programa de reforço escolar”, disse Costin no texto publicado no site da secretaria.

A Prova Rio serve para medir o Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro (IDE-Rio), que servirá de base para a premiação anual dos professores e funcionários das escolas a partir deste ano.

ukladka-parketa.comminecraft buildcraftвлагостойкие светильники для ванной комнаты