by /0 comments

Educação coloca o Brasil entre os últimos em ranking de talentos

Brasil está em 23º lugar entre 30 países pesquisados em relação à capacidade de formar ou atrair jovens talentosos e criativos

Problemas na educação devem reduzir o potencial brasileiro de produzir ou atrair profissionais talentosos nos próximos cinco anos, de acordo com o Índice Global de Talentos (IGT), que mede a capacidade de um país de formar ou atrair jovens talentosos e criativos em relação a outros países , informa a BBC Brasil.

Elaborado pelas consultorias Economist Intelligence Unit (EIU), da Grã-Bretanhaa, e Heidrick & Struggles, dos EUA, índice coloca o Brasil na 23ª posição em 2007 e prevê que o País deve cair para a 25ª em 2012, em um ranking de 30 países pesquisados.

Dados da Unesco usados pelas consultorias apontam que o Brasil tem uma relação de 22 professores para cada aluno alunos no ensino médio, contra, por exemplo, 14 dos Estados Unidos, o líder do ranking.

“Não é que a situação vá piorar no Brasil nos próximos anos, apenas não se desenvolverá de maneira tão rápida quanto em outros países”, disse a assessoria de imprensa da Economist Intelligence Unit à reportagem da agência de notícias inglesa.

O presidente da Heidrick & Struggles, Kevin Kelly, afirmou que a pesquisa confirma a percepção geral de que profissionais talentosos, criativos e ambiciosos “vão aonde está o dinheiro”.

Na América Latina, a Argentina e o México tiveram desempenho melhor que o brasileiro. A Argentina ficou na 17ª posição e o México, na 21ª. Daqui a cinco anos, devem trocar de lugar, com os mexicanos subindo para a 19ª e a Argentina caindo para a 21ª.

Em 2012, a Grã-Bretanha, deve passar para o segundo lugar e superar a Holanda. Já a África do Sul e Egito – que hoje estão atrás do Brasil – devem ultrapassar o país. As cinco últimas posições continuariam sendo da Turquia, Nigéria, Arábia Saudita, Indonésia e Irã.

Os países foram medidos em sete critérios: qualidade da educação obrigatória, das universidades de negócios, dos incentivos para jovens talentosos, mobilidade e abertura do mercado de trabalho, crescimento demográfico, propensão a atrair investimentos externos e a atrair novos talentos.

Leia a reportagem da BBC Brasil

Economist Intelligence Unit

Heidrick & Struggles

детская машина купитькак обновить паркет своими руками без циклевкитамбов пластыри