by /0 comments

Enade avaliará 450 mil estudantes do ensino supeior

São 4,5 mil cursos de graduação de 14 áreas, além de cinco cursos superiores de tecnologia
Cerca de 450 mil estudantes serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), dia 7 de novembro. Segundo, informou o Ministério da Educação na terça-feira, são 4,5 mil cursos de graduação de 14 áreas, além de cinco cursos de tecnologia.

O Enade avalia todo ano cursos superiores de instituições públicas e privadas de áreas específicas. Em 2010, participam os alunos das graduações de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia.

Pela primeira vez também serão avaliados estudantes dos cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Participam do exame os ingressantes e concluintes. São considerados ingressantes nos cursos de graduação aqueles que concluíram entre 7% e 22% da carga horária até 2 de agosto. Já os concluintes são os que cumpriram pelo menos 80% da carga horária.

No caso dos cursos tecnológicos, com duração mínima de 2 mil horas, é considerado ingressante quem concluiu entre 7% e 25% e os concluintes são aqueles que cumpriram 75% do currículo do curso.

O MEC autorizou a aplicação de provas em municípios onde há polos de apoio presencial credenciados. Com isso, diz o ministério, a avaliação dos estudantes de cursos de graduação a distância será ampliada.

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará as instruções para a realização do exame até o dia 20 de maio. A inscrição é de responsabilidade das instituições de ensino e deve ser feita entre 2 e 31 de agosto.

Em 2009, o Enade foi aplicado a 1,1 milhão de estudantes em 997 cidades brasileiras. Até 2008, os participantes do Enade eram escolhidos por amostragem. No ano passado, o exame se tornou universal, ou seja, participam todos os estudantes ingressantes e concluintes das áreas avaliadas.

Só estão dispensados do Enade 2010 aqueles que colarem grau até 31 de agosto ou que estiverem cursando atividades curriculares fora do Brasil na data de realização da prova.

Leia a instrução normativa do MECВзлом wowоросительная системакупить шерстяной свитер для девочки