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Enem: Educação Física tem currículo?

Com o anúncio do MEC e da Unesp de inserir a disciplina de educação física nas provas do vestibular, coordenadores de cursinhos passaram a questionar qual o conteúdo que cairá nas provas (Filosofia, educação física e artes serão abordadas no novo vestibular da Unesp…Uol 19/03/09).

Para muitas escolas, a educação física se limita ao desenvolvimento de habilidades em determinados esportes – vôlei, futebol e etc. Na Escola Suiço Brasileira de São Paulo, que forma seus alunos para obterem o Diploma de Bacharelado Internacional (IB), os Parâmetros Curriculares Nacionais são trabalhados de forma integrada ao currículo internacional. Ou seja, a disciplina de educação física vai muito além dos jogos cooperativos.

Para a professora de educação física do fundamental 1, Maya Kopp, o princípio de um trabalho bem embasado é o de ensinar aos alunos saber perder, ganhar e brincar. Jogar e competir com bom humor.

“No início do ano, explicamos aos estudantes que nossa preocupação não é a de formar atletas, mas trabalhar o desenvolvimento do corpo, da integração com os colegas e que enxerguem em nossas aulas uma grande oportunidade para brincar”, diz Maya.

Para reforçar o espírito de integração nos momentos esportivos, a Escola organiza todos os semestres um Dia de Integração entre pais e alunos. Especializada em recreação, Maya Kopp não mede esforços na promoção de jogos que integrem pais e filhos no dia do evento. “Não é raro encontrar pais que por conta do excesso de trabalho, não têm momentos lúdicos com seus filhos.

No Dia de Integração, os pais brincam e mostram seu lado criança”, diz a educadora. Noções de saúde – higiene, sexualidade e alimentação – também permeiam a área de educação física, através de ações propostas pela escola. Por exemplo, a partir da 5ª série, as aulas entre meninos e meninas são separadas e uma conversa com o grupo sobre as transformações do corpo são pertinentes.

“Falamos sobre o uso do desodorante, sobre a necessidade da troca de camiseta após a aula e questões relacionadas à sexualidade são trabalhadas em parceria com a área de psicopedagogia da escola”, diz a educadora. A partir do Ensino Médio, as exigências no currículo da disciplina são mais específicas e aprofundadas.

Para obter o diploma do IB, os alunos devem ter várias habilidades desenvolvidas durante a vida escolar. Uma delas é a superação de desafios nas atividades de mergulho, escalada, vela, caminhadas, canoagem e outros, com espírito coletivo e de respeito às diferenças.продвижение англоязычного сайтамашинка детская для катанияигрушка трансформеры

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