by

Ensino Médio:Política,Gênero e Vulnerabilidade

“Sabemos que a juventude é perigosa. Não há governante no mundo que menospreze o papel dos jovens na sociedade. Os que o fazem, podem perder o cargo ou a cabeça. É por isso que os governos tentam controlar ou cooptar essa força em seu benefício. Mas em alguns momentos os jovens saem do controle e põem o mundo de pernas para o ar” (Professor Antônio Carlos de Carvalho, do Colégio Equipe).

Ensino Médio: Entre os dias 19 e 22 de setembro o Colégio Equipe, em São Paulo, dará continuidade a uma experiência curricular em que os alunos das três séries do Ensino Médio se reúnem para discutir temas de interesse deles com especialistas, professores e entre eles mesmos.

Para uma reflexão sobre o tema O que você faz com o que você sonha?, o colégio organizou três blocos temáticos que discutirão Política, Gênero e a Vulnerabilidade.

O historiador, roteirista e filósofo, Eduardo Montechi Valladares; o estudante de Filosofia e músico, Leonardo de Carvalho Cordeiro e a Coordenadora Geral do MSTC, Movimento dos Sem Teto do Centro, Carmem Silva  conversarão com os alunos sobre a Política e as diferentes militâncias.

Para conversar sobre o que é o Gênero e como ele se constitui, a escola chamou a psicanalista e cineasta – Miriam Chnaiderman; e a coordenadora  nacional do CLADEM Brasil – Comitê da América Latina e do Caribe de Defesa dos Direitos da Mulher –  Priscila Akemi Beltrame.

A psicanalista e escritora Maria Rita Khel, e a Pesquisadora em drogas e Direitos Humanos e militante do coletivo Craco Resiste, Tamara Neder Collier , abordarão a questão da Vulnerabilidade.

“Buscamos propiciar o contato dos alunos com especialistas referendados social e academicamente sobre os temas recortados, por meio de palestras e debates. E também  ocorrerão aulas especiais ministradas por professores e oficinas preparadas por alunos”, diz a diretora escolar, Luciana Fevorini.

As dinâmicas propostas serão vivenciadas coletivamente por todo o Ensino Médio ou rompendo com a organização cotidiana por série, visando a ampliar a troca de experiências e o aprofundamento nas temáticas abordadas.

O objetivo é que os estudantes encontrem no ambiente escolar espaços que favoreçam a troca de conhecimentos e experiências, conduzindo-os a reflexões relacionadas também a temas sobre os quais se mostram especialmente sensíveis e mobilizados.

Aos veículos de mídia que tiverem interesse em participar, segue horário especial das atividades da semana (19 a 22 de setembro) e a  apresentação dos especialistas convidados e das sinopses das aulas e oficinas a serem ministradas pelos professores e alunos.

 

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone