by /0 comments

Entidades são contra bolsa creche em São Paulo

O projeto, já aprovado em primeira discussão, concede R$ 232,50 para as mães que não conseguem vagas na rede pública e conveniada da cidade
O projeto de lei que prevê uma bolsa de R$ 232,50 para as mães que não conseguem vagas na rede pública de creches da cidade de São Paulo não obteve o apoio das entidades da sociedade civil que atuam na área da educação e movimentos de mulheres.

De acordo com o Grupo de Trabalho (GT) Educação do Movimento Nossa São Paulo, as entidades querem debater mais o tema com o autor da proposta, Arselino Tatto (PT). O projeto já foi aprovado em primeira discussão no dia 5 de maio.

Pelo projeto, as mães que aguardam na fila para serem atendidas pelas creches receberiam meio salário mínimo mensal. O pagamento termina quando a vaga for garantida. “Avaliamos que a proposta é um paliativo que reforça a visão de que a educação infantil deve ser privada. O projeto de lei não caminha no sentido de garantir o acesso à creche”, disse Samantha Neves, GT Educação ao repórter Airton Goes, do Movimento Nossa São Paulo.

As entidades que participam do GT, junto com outros fóruns e movimentos, consideram que a prefeitura tem condições de ampliar o número de vagas se tiver vontade política para priorizar a questão. “Isso é uma promessa de campanha e está no programa de metas do município”, disse a integrante do GT.

A reportagem destaca ainda um problema com as metas da Agenda 2012, que preveem atender 100% das crianças cadastradas. “O problema é que consideram a demanda cadastrada e não a demanda real.” O Movimento Nossa São Paulo reivindica a realização de um censo escolar para saber a demanda real por creches e pré-escolas.

Samantha Neves também contesta o valor da bolsa. “Meio salário mínimo é mais do que as creches [conveniadas] recebem por criança atendida”, disse ela.

O vereador Arselino Tatto foi procurado pela reportagem, mas não respondeu à solicitação de entrevista.

Veja íntegra do Projeto de Lei 108/2009 no site do Movimento Nossa São Pauloкупить видеокамера sonyзащищенные ноутбуки panasonicигра для дівчат