by

Verão é a melhor época para tirar a fralda

Nós estamos no melhor período para tirar as fraldas de uma criança: o verão.

Com o calor, o ideal é deixar o bebê bem a vontade. Mas, a idade para tirar as fraldas, quem define, é o próprio bebê, e não adianta forçar: cada um tem seu tempo.

Em geral, a fralda pode ser dispensada durante o dia em crianças com idades entre um ano e meio e dois. E, durante a noite, em crianças entre dois e três anos.

O erro de muitas mães é de pensar que elas são as únicas responsáveis por tirar as fraldas dos filhos. Mas, na verdade, são as crianças que dão os sinais que a hora certa de tirar a fralda chegou: É justamente quando o encomôdo aparece que as mães devem entrar em ação.

Verão é a melhor época para tirar as fraldas

No calor, é mais fácil deixar as crianças sem roupa e não se preocupar com o xixi na calça.

Gilberto Petty, médico pediatra, discute que é mais fácil, “pois, para tirar a fralda, tem que ter esta questão da criança perceber que sai dela. Para perceber que aquele xixi que sai é dela, tem que escorrer na perna, molhar o chão… A criança tem que ficar meio perplexa de ver tudo isso. Perceber que é ela que fez aquilo!”

Cada um tem o seu tempo

Para os pais de crianças que ainda não usam o pinico, um aviso: sair das fraldas mais cedo ou mais tarde, não traz nenhuma vantagem.

Fabiane Guimarães, pedagoga, comenta que “algumas crianças são mais precoces, outras estão mais a vontade, não estão preocupadas com isso. É importante deixar a criança manifestar sua vontade”.

A hora certa de sair das fraldas pode até demorar, mas sempre chega!

Confira a matéria completa acima, produzida pela Tv Record.