by /0 comments

Escola de Serra está sem professor

Na escola estadual Antonio Firmino de Proença, na Mooca, há buracos na grade de ciência, artes, matemática e inglês

A escola estadual Antonio Firmino de Proença, na Mooca (zona leste de São Paulo), que já teve como aluno o governador José Serra (PSDB), sofre com a falta de professores e funcionários. “Nos dias das aulas de ciências, nosso tempo na classe é ocupado com a brincadeira do jogo da velha”, afirma em entrevista ao jornal Agora a estudante Luciana Bernardo de Lemos, 13, da 8ª série.

A ajudante-geral Maria Rodrigues da Silva, 40, conta, com irritação, que o filho Bruno, 12, aluno da 6ª série, chega a ter quatro aulas vagas em alguns dias. “Isto é um absurdo. O lugar do aluno é na sala de aula. As crianças vão para o pátio e acabam se envolvendo em confusões e brigas”, reclama a mãe. Além de ciência e artes, pais e alunos indicam matemática e inglês como as matérias que mais têm buracos na grade diária por causa da falta de professores.

A escola também tem um quadro insuficiente de funcionários, dizem servidores que pediram anonimato. “Temos aqui poucos funcionários. Quando alguém tira licença, é um Deus-nos-acuda”, disse um dos funcionários. A unidade possui 16 funcionários, sem contar os professores – quatro efetivos e 12 prestadores de serviços que tomam conta de 1.700 alunos, em três turnos de ensino.

A Secretaria Estadual da Educação diz que a direção da escola relatou que “as disciplinas de artes e ciências contam com professores e que o que ocorreu foram faltas esporádicas. Neste caso, a escola prepara substituições”. O quadro de funcionários de 16 pessoas é suficiente, diz a direção. A secretaria afirma que as ausências de professores estão amparadas em lei específica que prevê licenças para tratamento de saúde e outros afastamentos.

Quando Serra se sentava em carteiras de colégio, na década de 50, a Antônio Firmino de Proença era a mais conceituada da Mooca. Lá, o governador se formou no científico – curso de ensino médio em que predominavam as ciências exatas.

Микроформат hReviewseo на экспортplay roulette online for free no download