by

Espaço da Vila

O Espaço da Vila desenvolve um currículo específico voltado ao atendimento às crianças entre zero e quatro anos, o qual integra todas as situações relativas aos cuidados com as situações de aprendizagem.

Partimos do pressuposto de que as crianças precisam ser cuidadas e educadas num ambiente de afeto e estímulos, no qual a interação do educador como mediador das situações de aprendizagem se faz fundamental.

Cuidar educando implica num investimento sistemático de ações que contemplam a saúde, a alimentação, o repouso e, sentindo-se cuidada, a criança aprende a cuidar de si, a cuidar dos outros e a confiar nas pessoas. Este sentimento propicia seu bem estar físico e emocional num ambiente coletivo que representa o início de sua inserção social.

Espaço da Vila

No Espaço da Vila cuidar educando significa acompanhar a trajetória da criança no sentido de inscrevê-la nas tradições da nossa cultura, promovendo situações de aprendizagens cognitivas, físicas, afetivas, estéticas e éticas visando sua inserção social.

Tais atividades são sempre significativas e contextualizadas, sempre desenvolvidas a partir dos eixos curriculares por nós adotados: identidade e autonomia, linguagem oral e situações de comunicação, desafios lúdicos e motores e conhecimento do mundo.

No eixo de identidade e autonomia encontram-se todas as situações que favorecem a construção da autoestima da criança. Com este objetivo, buscamos sempre olhar para aquilo que ela já é capaz de fazer, atribuindo-lhe a responsabilidade possível para a realização de tarefas, como segurar a própria mamadeira, no caso de bebês pequenos ou ir ao encontro de seu grupo sozinho, no caso das crianças maiores.

Encontram-se também neste eixo, as situações que favorecem a criação de um ambiente conhecido e familiar, bem como o estabelecimento de um ambiente sócio-moral de qualidade, o respeito às diferenças e o reconhecimento das próprias possibilidades. Para tanto, criamos situações que viabilizam a construção do vínculo afetivo e de um ambiente de cumplicidade no grupo.

No eixo de linguagem oral e situações de comunicação, trabalhamos com a linguagem em seu contexto mais amplo, sem reduzi-la exclusivamente às possibilidades da fala, mas em sua potencialidade de comunicação. Assim, tanto em conversas do dia a dia, como em momentos mais “formalizados”, como situações de roda (conversa, música, história), a linguagem é trabalhada.

No eixo de desafios lúdicos e motores são propostas  situações que favorecem a conquista de novas habilidades motoras e de momentos dedicados à brincadeira.

No eixo de conhecimento de mundo são privilegiadas todas as situações que proporcionem o contato das crianças com as características do nosso ambiente físico. Da mesma forma atuamos com as atividades de artes plásticas em suas diferentes modalidades (desenho, modelagem e pintura). E neste eixo, ainda, que promovemos o contato da criança com tudo o que é relevante como objeto da cultura.

Desta forma, os eixos de trabalho funcionam como norteadores da ação educativa e se complementam. Ao tratarmos de cada um deles de maneira isolada, garantimos a solidez do trabalho, ao mesmo tempo em que visualizamos, com maior clareza, os pontos de interseção de cada um deles.

Conheça mais o Espaço da Vila