by /0 comments

Estados e Municípios ganham portal para articular seus planos de educação

Site Planejando a Próxima Década traz dados e sugestões personalizadas de trajetórias para o cumprimento das metas

Estados e Municípios ganharam com uma nova ferramenta para elaborar os seus planos de educação. De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em junho passado, os planos terão que ser aprovados pelas câmaras municipais e assembleias legislativas até o dia 25 de julho de 2015.

No portal Planejando a Próxima Década é possível consultar dados dos Municípios e Estados e acessar sugestões personalizadas de trajetórias para o cumprimento das metas, informa a Agência Brasil.

Além de se adequar às metas e estratégias do plano nacional, os Municípios e Estados terão que indicar ações para o cumprimento de cada uma delas.

A ideia do Ministério da Educação é que o site sirva para a sociedade acompanhar as metas. É possível encontrar os nomes e endereços dos representantes dos Estados e Municípios responsáveis pelo plano.

Há dois documentos com orientações sobre como proceder para a construção do plano, além de uma série de perguntas e respostas.

O secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), Binho Marques, disse que “os planos serão resultado de pactuação com cada unidade da Federação”.

Acesse o novo portal