by /0 comments

Estudo revela baixa aprendizagem no início escolar

Um terço dos estudantes de 4ª série sabe o equivalente a um aluno da 1ª, notícia manchete do jornal O Estado de S. Paulo

Um terço das crianças matriculadas na 4ª série do ensino fundamental não sabe o que deveria ter aprendido ao final do 1º ano. A informação está na manchete deste domingo do jornal O Estado de São Paulo.

Segundo a repórter Lisandra Paraguassú, o Ministério da Educação, pela primeira vez, criou parâmetros para avaliar quais conteúdos um aluno deve saber em cada nível de escolaridade.

O MEC fez uma escala com cinco níveis para avaliar a aprendizagem. O quarto nível, no qual o aluno deve ser capaz de ler textos curtos, foi considerado como o ideal para um menino de 8 anos que esteja terminando a 1ª série primária – ou o 2º ano, conforme o novo ensino de nove anos.

A comparação dessa escala com a do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostra que esse quarto nível corresponde a uma pontuação de 125 a 150. Na 4ª série (ou 5º ano do fundamental), um terço dos estudantes avaliados em 2005 não passou desse nível.

De acordo com o jornal, os dados por região mostram uma grande disparidade. No Rio Grande do Norte, quase 60% das crianças de 4ª série tem nível de 1ª. Em São Paulo, são 28,7% dos estudantes nesta situação.

Leia a íntegra da matéria de O Estado de S. Paulo

политик лобановскийламінат ціна за квадратний метркупить комплект нижнего белья для девочки