by

Formação de leitores (Cultura)

Formação de leitores: O hábito da leitura se constrói desde criança

O incentivo deve continuar na adolescência, por isso, o apoio dos pais e professores é fundamental para a formação de bons e constantes leitores.

Olhares e ouvidos atentos para escutar a história com música e fantoches. Em uma escola particular localizada na zona oeste de São Paulo, o incentivo para a formação de bons leitores ocorre desde o primeiro ano de vida. O projeto de história é aplicado até o ensino médio.

Desde pequenas, essas crianças são estimuladas de forma lúdica, além do seu imaginário infantil ser bem alimentado, para que tenham recursos para estarem produzindo – tanto na esfera da leitura, quanto da escrita.

O saudável hábito de ler não é comum no Brasil. Segundo levantamento da UNESCO, os brasileiros lêem menos de dois livros por ano, enquanto na França, os franceses lêem por volta de sete livros, anualmente.

O alto preço dos livros e a baixa qualidade de ensino oferecido na maioria das escolas brasileiras afastam as crianças e os jovens da leitura.

A leitura amplia nossa visão de mundo e nos prepara para os desafios da vida. Pais e professores devem servir de exemplo para as crianças.

“O hábito de leitura será despertado se a criança tiver modelos de leitores que sentem prazer em ler. Então, a primeira questão seria a família passar a tradição de que ler é prazeroso”, diz Edith Rubinstein, psicopedagoga.

Confira mais sobre o tema no vídeo acima.