by

Formação de professores: 10 cursos online inovadores e de curta duração

Referência nacional em formação de professores, o Instituto Singularidades desenvolve várias estratégias para ampliar a qualificação profissional e o repertório cultural de quem quer ensinar. Além dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, o Singularidades tem uma grade com 10 cursos online inovadores de curta duração, que trabalham o ensino a partir de uma visão contemporânea. Todos os cursos tem uma parte prática no final, quando o aluno é desafiado a criar planos de aulas e textos relacionados aos temas aprendidos.

Conheça os cursos online

Comunique-se em Libras: acessibilidade já

Cuidar, educar e brincar: a criança de 0 a 3 em um contexto escolar

Matemática e Geografia: uma abordagem multidisciplinar

Matemática inclusiva

Extrapolando as paredes da sala de aula

O coordenador pedagógico: do bombeiro ao formador

Ensino da literatura africana de expressão portuguesa

Autobiografia: intervenção docente e a formação do aluno do século XXI

Desconstruindo o discurso midiático em sala de aula

Reflexões sobre o brincar

A informações detalhadas dos cursos estão no endereço goo.gl/9FJSG2

Todos ensinam sobre o uso da plataforma Moodle, trazem um vídeo de apresentação do professor e da estrutura do curso, além de infográficos.

Os cursos tem carga horária de 20 horas e investimento de R$ 160,00.

Aluno e ex-aluno do Instituto Singularidades tem 10% de desconto.

Abaixo os detalhes de cada curso

Comunique-se em Libras: acessibilidade já

O objetivo é contribuir com a difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e romper as fronteiras desta forma de comunicação. É dividido em seis eixos e o aluno deverá escrever um texto sobre as principais dificuldades que uma pessoa surda enfrenta. O curso terá como professores Carla Sparano, doutoranda e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/PUC-SP, e Tiago Bezerra, graduado em Letras-LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Cuidar, educar e brincar: a criança de 0 a 3 em um contexto escolar

As práticas pedagógicas para essa faixa etária serão abordadas a partir de um recorte teórico-metodológico que considera noções fundamentais da Educação e da Psicologia do Desenvolvimento Humano. O curso será ministrado por Mariana Americano, formadora de educadores de crianças de 0 a 3 anos e integrante do grupo “Educar 0 a 3”.

Matemática e Geografia: uma abordagem multidisciplinar

Proposta é criar um ambiente de diálogo entre as duas disciplinas e na elaboração de sequências didáticas que possam ser reproduzidas em sala de aula. Um dos eixos estruturantes é a cartografia desde a pré-História até a atualidade, como a cartografia digital. Quem dará o curso é Elton Viana, mestre em Educação Matemática pela UNESP e professor na rede municipal de São Paulo, e Fernando Solano, pós-graduado em Ensino de Geografia pela PUC-SP.

Matemática inclusiva

Conteúdo inclui percursos de estudo por cinco trilhas diferentes: Educação inclusiva, Educação especial, arcabouço histórico, atendimento educacional especializado e propostas de recursos. O professor do curso é Elton Viana, mestre em Educação Matemática pela UNESP e professor na rede municipal de São Paulo, e Marta de Oliveira, doutoranda e mestre em Educação, Psicologia da Educação pela PUC-SP e graduada em Psicologia.

Extrapolando as paredes da sala de aula

Curso abrange a concepção de cidade educadora, explorando os diversos espaços da cidade e da internet para aprendizagem nas diferentes disciplinas escolares. O professor é Marcelo Ganzela, graduado e mestre em Letras pela Unesp e  professor de educação básica na rede estadual paulista.

O coordenador pedagógico: do bombeiro ao formador

A proposta é discutir a adequação das múltiplas funções do coordenador frente a sua tarefa mais importante: ser um educador. Com quatro módulos, o curso terá como trabalho final a resolução de um problema aplicando os temas abordados. O curso será dado por Maria Estela Lacerda Ferreirak, mestranda em Supervisão Pedagógica pela Universidade Aberta de Portugal e especialista em Coaching, e Renata Americano, pedagoga formada em Supervisão Escolar pela PUC/SP e mestranda em Educação, Arte, História e Cultura pela Universidade Mackenzie.

Ensino da literatura africana de expressão portuguesa

Curso faz uma viagem à literatura africana de expressão portuguesa, adequada à Lei 10.639/03, que obriga o ensino de cultura, história e literatura africana e afro-brasileira nas escolas. O curso será ministrado por Marcia Moreira, graduada em Letras, Português-Inglês pela Universidade Nove de Julho e doutoranda em Letras na Universidade Mackenzie.

Autobiografia: intervenção docente e a formação do aluno do século XXI

Conteúdo oferece subsídios para o trabalho com as competências socioemocionais e as demandas educacionais contemporâneas, por meio de estratégias que promovam o autoconhecimento do professor e uma visão integrada do aluno, articulando conhecimentos de Neurociências e Educação. Curso tem como docente Elizabeth Sanada, doutora e mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP.

Desconstruindo o discurso midiático em sala de aula

Curso ensina como trabalhar de maneira crítica e reflexiva os jornais, revistas, blogs e outras mídias em sala de aula. Docente será Ana Paula Faria, doutora e mestre em Letras, área de concentração Estudos Linguísticos e Literários em Língua Inglesa da USP.

Reflexões sobre o brincar

Voltado para todos que se ocupam com a educação de crianças, curso explora os recursos teóricos que amparam uma reflexão sobre a prática educativa e a função do brincar na infância. Quem ministra o curso é Diana Tatit, mestre e doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da USP e Graduada em Letras/USP.

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone