by

Google Earth auxilia o aprendizado em escola

Algumas escolas utilizam o serviço do Google Earth para ensinar e conscientizar os alunos

Os satélites habitam o espaço desde a segunda metade do século XX: mandam informações sobre o tempo, auxiliam nas comunicações e atuam como recurso de guerra. Agora, as imagens de satélite movimentam a internet. Através do Google Maps, é possível localizar países, cidades e até mesmo ruas.

Em uma escola de São Paulo que utiliza o Google Earth como ferramenta de ensino, um professor comenta: “É tudo muito simples, muito intuitivo. O aluno faz uma busca através do nome da cidade. A partir desta visualização, é possível o aluno aproximar ou afastar, e encontrar aqui um prédio, um bairro, uma rua, localizar sua casa, escola, enfim”.

Em uma aula, a foto de satélite projetada no telão é a ferramenta utilizada pela professora. A conscientizção é sobre a ocupação ilegal de dois mananciais da cidade de São Paulo : A represa billings e guarapiranga. A professora Ivana Marques afirma : ” É pra eles terem ideia da população que está fazendo despejo de esgoto”.

As informações ultrapassam o campo do abstrato, uma vez que podem ser observadas e melhor compreendidas através das imagens de satélite. É esse trabalho didático que faz a diferença.

A professora ainda afirma que o aluno passa a se enxergar dentro da nossa metrópole.

Confira mais sobre o tema na matéria acima, uma produção do Jornal da Cultura.