by /0 comments

Governo aumenta reajuste para professores em greve; proposta divide sindicatos

Nova oferta prevê reajustes que variam entre 25% e 40% para todos os docentes, em três anos, a partir de março de 2013
O governo federal propôs um aumento maior no salário dos professores dos institutos e universidades federais para tentar encerrar a greve que já dura 70 dias. Segundo a Agência Brasil, a nova proposta dividiu os sindicatos que negociaram nesta terça-feira, dia 24.

A nova proposta prevê reajustes que variam entre 25% e 40% para todos os docentes, em três anos, a partir de março de 2013. Na proposta anterior, o aumento variava entre 12% e 45% e seria pago a partir de julho do próximo ano. O aumento inclui os 4% aprovados para este ano. A proposta terá um impacto de R$ 4,2 bilhões no Orçamento Federal.

Para o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, disse estar convicto que a proposta “é para fazer acordo”.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antônio de Oliveira, disse que governo chegou ao “limite” e usou como justificativa a crise internacional. “No caso de valores, chegamos ao limite. Temos que pensar na situação que o país está vivendo de incertezas, que decorre do cenário de crise internacional”, disse.

A presidenta da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), Marinalva Oliveira, disse que a oferta “é a mesma essência da proposta anterior, ou seja, não reestrutura a carreira”. A nova proposta será debatida em assembleias nos Estados e uma resposta será dada até a próxima semana.

O presidente da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), Eduardo Rolim, afirmou que a proposta do governo atendeu aos 15 itens solicitados pela entidade. “O governo atendeu integralmente à nossa pauta. É um avanço. Agora, vamos fazer análise e consultar os professores do país inteiro”, disse.

Os sindicatos dizem que a paralisação atinge 57 das 59 universidades federais e 34 dos 38 institutos federais de educação tecnológica.asus transformerмунтян пасторparket-ukladka