by /0 comments

Governo diz que investimento em educação é de 4,4% do PIB

De acordo com dados do Inep, o investimento por aluno relativo à educação básica e à superior pública está mais equilibrado

O Ministério da Educação informou nesta quarta-feira, dia 29, que o investimento público em educação cresceu de 3,9% do Produto Interno Bruto em 2005 para 4,4% do PIB em 2006.

Para o ministro Fernando Haddad, o Brasil está “avançando rumo ao ideal de investimento mínimo de 6% do PIB em educação”. Ele acredita que os dados referentes a 2007 “serão ainda melhores”.

De acordo com dados do Inep, o investimento por aluno relativo à educação básica e à superior pública está mais equilibrado. Em 2002, a proporção do que se investia por aluno na superior era dez vezes maior que na básica. Quatro anos depois, diminuiu para 6,7.

O ideal, segundo ele, é que esta relação seja de três vezes em favor do ensino superior. “O custo por estudante da educação superior é maior, até porque inclui a pós-graduação. O mestrando e o doutorando valem como alunos de graduação, mas são ainda mais caros”, afirmou ao site do MEC.

O ensino médio também está recebendo mais recuros, diz o MEC. O custo por aluno no ensino médio era de R$ 1.417 em 2006 contra R$ 1.036 em 2005. “O ensino médio ganhou 30% de incremento de um ano para outro”, afirmou Haddad.

Black Desert Сорка билдmfxbroker mmgpсопло пескоструйное