by /0 comments

Greve dos professores na Bahia termina após quatro meses

A principal reivindicação dos professores, um reajuste salarial linear de 22,22%, não foi concedida

Após 115 dias parados, os professores da rede estadual da Bahia decidiram suspender a greve, em assembleia nesta sexta-feira. As aulas serão retomadas na segunda-feira. A reposição dos dias parados deve acontecer aos sábados e o ano letivo poderá se estender até fevereiro de 2013. Segundo o site do jornal O Estado de S. Paulo, cerca de 1,1 milhão de estudantes foram prejudicados pela paralisação.

A principal reivindicação dos professores, um reajuste salarial linear de 22,22%, não foi concedida. Este índice foi dado apenas aos docentes sem nível superior para que fossem enquadrados no piso nacional, de pouco mais de R$ 1,4 mil. Para os demais, o governo ofereceu um reajuste com variação entre 6,5% e 11,5%, além de conceder, por meio de curso de atualização, promoções com ganho de 7% em novembro deste ano e 7% em março de 2013.

O coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (APLB-BA), Rui Oliveira, disse que poderá retomar a greve em um mês. “A ideia é suspender o movimento e marcar nova assembleia dentro de um mês. Se o governo não cumprir as cinco cláusulas nós voltamos com o movimento”, disse ao site G1.

As cinco cláusulas são a readmissão dos demitidos e a retirada de processos administrativos; o cancelamento dos processos contra o sindicato; o pagamento dos salários cortados; o repasse do dinheiro da contribuição sindical e o retorno das negociações. O governo informou que acatará as solicitações referentes às demissões, processos administrativos, corte dos salários e repasses das contribuições sindicais.

O governo espera agora uma resposta do sindicato sobre o reajuste para fechar o acordo. “Precisamos de um retorno sobre a parte econômica para que haja um acordo”, disse o secretário de Comunicação, Robinson Almeida.

O diretor do sindicato se limitou a dizer que a questão econômica não está em discussão nesse momento. “Ela já foi rejeitada, não vou assinar”, afirmou ao site de notícias das organizações Globo.

купить совместимый картриджДиетологиярасширительный бак для