by /0 comments

Greve no Inep e FNDE completa uma semana

Funcionários das autarquias do Ministério da Educação pedem restruturação do plano de carreira, informa o site Uol

Os funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquias do Ministério da Educação, decidiram na manhã desta terça, dia 4, manter a greve que começou no dia 26 de abril. O MEC garantiu ao site Uol que todos os serviços estão mantidos.

O FNDE é responsável pela execução dos principais programas do ministério, como o financiamento estudantil, merenda, transporte e livros didáticos. O Inep faz as avaliações nacionais, como o Ideb, a Prova Brasil, Enem e Enade. As duas instituições possuem cerca de 875 funcionários concursados, de um total de 1.500.

O sindicalista Segundo Alessandro Borges, do comando de greve no Inep, disse à repórter Karina Yamamoto que a adesão ao movimento é de “quase 100%” e que no FNDE “está tudo parado”.

Os funcionários do Inep e do FNDE pedem restruturação do plano de carreira(leia no blog dos servidores do Inep a pauta de reivindicações). “Temos o pior plano de carreira da Esplanada”, disse Borges ao Uol. Ele informou que o Inep perdeu 42% dos funcionários concursados nos dois últimos anos devido aos baixos salários. “Temos muita responsabilidade [e isso é desproporcional ao salário]”, afirmou.

Na noite de terça-feira, uma reunião com representantes do Ministério do Planejamento terminou sem acordo. Os grevistas disseram que o Planejamento propôs que os funcionários voltassem ao trabalho e esperassem as mudanças no plano de carreira. Na manhã de hoje, eles decidiram manter a paralisação e vão pedir uma audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para que ele ajude na negociação com o Ministério do Planejamento.

A assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento, informou que está em negociação e não quis comentar as reivindicações dos funcionários.

Leia a íntegra da matéria do Uol

информационная безопасность обучениераскрутка сайта бесплатноdigital advertising agency