by /0 comments

Internet ajuda estudantes na hora do vestibular

Disciplina, organização e um plano de estudos são fundamentais para evitar se distrair em sites de relacionamento e programas de bate-papo, informa O Estado de S. Paulo

Com disciplina e organização, a rede mundial de computadores é uma boa parceira do aluno na hora de estudar para o vestibular, destaca reportagem do jornal O Estado de S. Paulo desta segunda-feira, dia 25.

De acordo com educadores ouvidos pelo repórter Bruno Galo, o principal problema é quando os jovens se distraem em sites de relacionamento e programas de bate-papo. A professora de matemática do colégio Ítaca, Maria Ângela de Camargo, destaca que “o jovem tem muita dificuldade para estudar sozinho”.

Uma dica é procurar outros vestibulandos na hora de utilizar a internet como ferramenta de estudo, diz o jornal. Michel Souza, de 21 anos, criou a comunidade Grupo de Estudo Online num site de relacionamento e também estudou com outras 15 pessoas por meio de um programa de bate-papo on-line com recursos de áudio, texto e vídeo. Segundo ele, o auxílio do grupo de estudo foi importante para passar no vestibular.

Já estudante Thais Prado, de 18 anos, tentou criar um grupo de estudo pelo Messenger, mas o resultado não foi bom. Hoje, ela estuda com outras duas pessoas da mesma cidade e que também querem passar em medicina. “Boa parte do tempo que passo hoje em frente ao computador tornou-se mais produtivo”, disse.

O diretor do colégio Vértice, Adilson Garcia, sugere aos estudantes disciplina e um plano de estudo. “O jovem que deseja se preparar dessa forma deve criar um plano de estudo. Disciplina e organização são essenciais”, afirmou.

Na opinião do diretor pedagógico da escola Móbile, Blaidi Sant’Anna, “a rede é uma ferramenta indispensável de pesquisa, rica na variedade de fontes e em perfeita sintonia com o público jovem”. Ele sugere que os alunos façam a resolução de vestibulares passados em sites como o da Fuvest, onde há simulados on-line das provas desde 1980.

A reportagem do caderno Link sugere também como aliado dos estudantes os grupos de discussão online, que podem ser usados para tirar dúvidas e contar até com a participação de professores.

Além de auxiliar nos estudos, a internet também oferece orientações sobre a escolha da profissão. “A web é uma ferramenta muito importante de orientação profissional, com informações sobre as universidades e o curso escolhido”, disse o coordenador pedagógico do colégio Pentágono, Emerson Barreto.

Leia as reportagens no caderno Link

translation to french from englishмайнкрафт на андроиддетектор лжи на русском