by /0 comments

A lição de casa e os pais

Educadores ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo alertam que o apoio familiar não pode substituir a escola.

Reportagem desta segunda-feira do jornal O Estado de S. Paulo ouve três especialistas em educação e uma mãe para comentar uma pesquisa que mostra que 65% dos pais acompanham a lição de casa dos filhos. Segundo o jornal, os educadores alertam que o apoio familiar não pode substituir a escola

A professor Silvia Colello, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, disse à repórter Karina Toledo que é preciso estimular a autonomia do filho na hora da lição. “O ideal é que o pai dê subsídios para que a criança possa resolver a questão e saia de cena”, afirmou.

Ela disse que a lição de casa exercita a competência dada em aula, estimula a leitura e aprofunda o estudo através da pesquisa. “Quando a criança chega com a lição perfeita porque o pai ou a mãe corrigiu, o professor perde a noção de quanto ela de fato aprendeu e do quanto precisa ser retomado”, afirmou Silvia.

A professor Neide Noffs, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, disse que a “lição é um exercício de revisão” e reconheceu que é difícil para o pai ou a mãe ver um erro e deixar passar. “Se o filho não conseguir, a dúvida deve ser devolvida à escola”, recomendou.

A coordenadora pedagógica da escola Prima Montessori, Edimara de Lima, disse que o principal papel dos pais é apoiar o filho na leitura. “Até que ela se torne um leitor fluente e tome gosto pela atividade é fundamental o apoio da família”, afirmou ao jornal. Ela recomendou a leitura em voz alta, enquanto a criança acompanha com os olhos.

O jornal ouviu a psicóloga Renata Rubano, de 44 anos, que ajudou o filho João, de 12 anos, a gostar de ler. “Ele fugia dos livros. Então resolvi ler junto até que ele começasse a gostar da história. Alguns capítulos ele tinha de ler sozinho e me contar. Deixou de ser uma atividade solitária”, contou. Ela disse que não ajuda não lição, mas fica “de olho para ver que tipo de dificuldades” os filhos encontram e também “para avaliar a escola”.

кернеса никасtranslation of medical textsпломбирование каналов зубов

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone