by /0 comments

A lição de casa é de grande importância!

10tips_homework

A lição de casa é a primeira responsabilidade do aluno para com a escola

Lição de casa – É realmente importante fazer as lições de casa? Na concepção de muitos educadores do ensino privado, a lição de casa é uma das primeiras responsabilidades adquiridas na vida.  E a cada ano, parece chegar cada vez mais cedo. Em alguns países, como na França, alguns pais veem a tarefa extraclasse como uma sobrecarga. No Brasil, parece unanimidade: a lição de casa é primordial para o aprimoramento educacional do estudante.

A diretora pedagógica da Escola Cidade Jardim PlayPen, Daniela Leonardi,  vê a lição como sendo o primeiro compromisso que a criança assume com a escola, além é claro, de instrumento de reforço/complementação do conteúdo ensinado.

A estratégia educacional também é bastante utilizada pelas escolas inclusivas. Segundo a psicóloga e diretora do Colégio Graphein, em Perdizes – Nívea Fabrício – a lição de casa é excelente ferramenta para trabalhar focos importantes. “Com a lição, o aluno com maior dificuldade compartilha com a família determinados conteúdos, sistematiza o que já aprendeu, pesquisa e encontra temas, que depois podem ser abordados em sala de aula”, diz.

 “Poucos assuntos geram tantas controvérsias entre pais e escola como a lição de casa. Os comentários variam entre o excesso de tarefa, a falta, a facilidade dos filhos na sua realização ou a dificuldade excessiva”, relata Camila D’Amico, coordenadora pedagógica do Colégio Graphein. Segundo a educadora, a atividade tem importantes focos, como compartilhar com a família determinados conteúdos, retomar alguns deles, sistematizar o que já foi conquistado, pesquisar e disparar temas que serão abordadas posteriormente em sala de aula. Quanto ao papel da família, além de partilhar da vida escolar do filho, os pais devem ter em mente a necessidade da manutenção da autonomia do estudante.

“Com a lição, o aluno com maior dificuldade compartilha com a família determinados conteúdos, sistematiza o que já aprendeu, pesquisa e encontra temas, que depois podem ser abordados em sala de aula”…Nívea Fabrício

 

“No caso da impossibilidade de ajuda é sempre melhor que o estudante leve a lição incompleta ou com erro para que a professora possa ter clareza das dificuldades ainda encontradas por aquele estudante”, ressalta D’Amico. A comunicação entre a família e a escola, garante, é a melhor opção para dúvidas e dificuldades relacionadas à lição de casa, pois cada situação envolve soluções diferenciadas.

A opinião dos educadores entrevistados é  unânime. Luís Márcio Barbosa é diretor do Colégio Equipe, em Higienópolis. Ele é um dos que reforça a tese de que vários estudos indicam que a maior exposição dos alunos às situações e conteúdos escolares amplia suas possibilidades de aprendizagem.

Conforme artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96, dos Princípios e Fins da Educação Nacional.  “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ”

 broker mfxноутбук купить hpкупить воронеж шестигранники, torx г-образные