by /0 comments

Livros ajudam a prevenir e combater a violência contra crianças e adolescentes

O Kit Respeitar é um conjunto de três livros gratuidos. Nove leitores mirins ajudaram a escrever as obras.
Já está disponível na internet, de graça, o Kit Respeitar, um conjunto de três livros concebidos com o objetivo de servir como instrumento para a prevenção e o combate à violência contra a criança e o adolescente. Cada livro é destinado a um público diferente: as próprias crianças e jovens, pais e responsáveis e profissionais que lidam com o público infanto-juvenil.

Elaborado pela psicóloga da Vara da Infância e Juventude de São Paulo e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Anna Christina Cardoso de Mello, o kit conta também com a participação de nove leitores mirins, entre 7 e 10 anos, que ajudaram a elaborar o volume dedicado às crianças.

A produção do material é da Fundação Orsa, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Seads) e Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e Juventude (ABMP).

Lançados no último dia 28 de maio, os livros primeiramente serão distribuídos para duas mil instituições que trabalham no enfrentamento à violência contra crianças e adolescente de todo o Estado de São Paulo. De acordo com o texto de divulgação do Kit Respeitar, os organizadores querem transformar o conteúdo em política pública e que ele seja replicado por todo o Brasil.

As creches e escolas que tem acesso à internet podem fazer o download gratuito pela internet (veja abaixo). Já as instituições de ensino que não têm acesso à rede mundial de computadores podem solicitar um exemplar em papel ou CD ROM pelo telefone (11) 2763-8146.

No segundo semestre, a Seads prevê capacitar os profissionais dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social de todo o Estado, que deverão ajudar na elaboração de planos municipais de enfrentamento à violência contra criança e adolescentes.

Conteúdos
Com desenhos e linguagem clara, os livros tratam da legislação, saúde e como fazer em casos de violência. O Kit Respeitar está dividido em três guias

Queremos respeito – o “Guia para crianças, adolescentes e quem lida com eles” chama a atenção para os direitos fundamentais que a legislação assegura. Com linguagem acessível e desenhos que despertam a identificação nas crianças, temas árduos são apresentados de forma criativa, permitindo o entendimento sobre os limites do corpo, como se proteger, dizer não, como entender quando um limite é ultrapassado e como pedir ajuda, entre outros temas.

Criar respeitando – “Guia para pais e responsáveis” oferece orientação para quem tem filho ou cuida de crianças e adolescentes. São apresentadas as maneiras mais adequadas de investigar se algo de errado está acontecendo e os pais aprendem a identificar sinais que indicam que os filhos estão sofrendo violência física, psicológica ou sexual. O volume apresenta ainda dicas de como agir se uma criança ou jovem revela ter passado por situações de abuso ou exploração sexual.

Cuidar respeitando – “Guia para os profissionais que lidam com crianças e adolescentes” ensina o profissional a identificar sinais de coação e intervir para proteger as vítimas da violência que, em muitos casos, ocorre dentro da família. São apresentadas as formas mais adequadas e eficazes de informar os órgãos competentes e como se deve proceder após a notificação, intervindo por meio de um conjunto de ações planejadas que se complementam nos âmbitos educativo, social, psicológico, médico e judicial.

O Kit Respeitar está disponível para download gratuito nos sites

www.grupoorsa.com.br

www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br

www.abmp.org.brмоем кисти макияжаhttps://il.topodin.com/seo/post/nahodim-novyh-klientov-za-schet-regionalnogo-prodvizheniyaкупить пустой