by

Lourenço Castanho e Atmo Educação

Escola Lourenço Castanho, fundada há 55 anos no bairro Vila Nova Conceição, em São Paulo, firmou parceria com a Atmo Educação. A premissa que norteou a parceria foi perenizar o projeto pedagógico educacional desenvolvido pelas sócias-fundadoras da Lourenço Castanho. Depois de diversos contatos com diferentes grupos educacionais, foi encontrado um parceiro com claras afinidades de ideias, com visão de longo prazo e experiência no setor. “Com a parceria com Atmo, estamos confiantes que seremos capazes de enfrentar os novos desafios e as novas demandas do mercado educacional, mantendo nosso pioneirismo e colocando o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem”, diz Sylvia Figueiredo Gouvêa, sócia da Lourenço Castanho.

Lourenço Castanho nasceu em 1964 quando quatro amigas, unidas pelo sonho de ter uma escola, abriram uma pequena turma de educação infantil. Nas décadas seguintes, a escola cresceu, ampliando sua atuação para o Ensino Fundamental ao Médio. O seu projeto pedagógico se consolidou, tornando-se uma referência no meio educacional. Desde o começo, a Lourenço Castanho sempre focou na formação integral dos seus alunos. Além do ensino formal e acadêmico são estimuladas as capacidades cognitivas, emocionais, afetivas e sócio culturais. “Nossa meta sempre foi educar nossos alunos de forma integral, sem negligenciar a formação dos valores éticos e humanos”, afirma a sócia Marília Noronha. “Até hoje, 55 anos depois, nossos passos são norteados pelos princípios básicos essenciais para a formatação de um projeto de vida”, completa Marilú Aidar. também sócia.

As sócias iniciaram um processo de sucessão em 2005, deixando de atuar na gestão executiva da Escola. Elas passarão a compor o Comitê Pedagógico Educacional, no qual poderão compartilhar e disseminar os métodos e práticas educacionais que sempre diferenciaram a Lourenço Castanho.

Com a parceria, a Atmo passa a integrar o capital social da Lourenço Castanho e a participar da gestão da escola. Os professores, colaboradores, coordenadores, gestores e diretores permanecem os mesmos e não haverá mudança no dia a dia dos alunos.

Atmo Educação é um grupo do setor educacional atuantes nas cidades de Campinas, Vinhedo, Indaiatuba, Santos, Araraquara, São Carlos, Bauru, Hortolândia e São Paulo. Criado em 2004, o grupo reúne 20 escolas, 12.000 alunos e 1.600 colaboradores. “A educação está no DNA do grupo”, afirma Gustavo Rabelo Frayha, sócio da Atmo.

O grupo atua no ensino básico, pré-vestibular e técnico nível médio, tecnologia educacional, línguas e franquias. Uma das caraterísticas da Atmo é preservar a independência pedagógica e reforçar as identidades das escolas que fazem parte do grupo. Este também foi um dos fatores que foram considerados pelas sócias da Lourenço Castanho para firmar a parceria. “Sentimos na Atmo a mesma sinergia e a mesma vontade de crescer que sempre nos motivou. O mesmo querer em alçar metas cada vez mais comprometidas pelo amor à Educação”, diz Jeannette De Vivo, sócia da Lourenço Castanho.

“Nos identificamos com a proposta pedagógica da Lourenço Castanho e pretendemos compartilhar todo o conhecimento acumulado nessas mais de cinco décadas de experiência para todo o grupo”, diz Rômulo Faccini Castanho, sócio da Atmo. “Estamos muito felizes com essa importante parceria que se inicia. Será uma honra conviver com esse grupo tão diferenciado de Educadores, para seguir fortalecendo nossos propósitos educacionais e a busca por uma formação acadêmica sólida associada a princípios éticos e de formação’, conclui Gustavo Rabelo Frayha.