by

Lourenço Castanho

O projeto pedagógico da Escola Lourenço Castanho é pautado na concepção do estudante em sua integralidade, imerso em um tempo e espaço específicos. É essencial, portanto, considerar o momento histórico no qual o estudante está inserido, entendendo que sua participação ativa está aliada à construção de um significado pessoal para os conhecimentos culturalmente organizados.

Esse processo de elaboração pessoal permite que o aluno adquira informações, construa conceitos, domine procedimentos, forme valores e atitudes e que, vivendo esse processo, desenvolva capacidades cognitivas, afetivas, motoras e relacionais que contribuam com a estruturação de um sólido projeto de vida.

A proposta é ambiciosa na medida em que coloca o sujeito numa dimensão em que aprender é construir representações e elaborações pessoais, ampliando suas reflexões a respeito dele mesmo, conhecendo e transformando a cultura à qual pertence.

A identidade da Lourenço Castanho

A Escola Lourenço Castanho reconhece que sua identidade institucional é fruto da ação participativa dos estudantes, educadores, gestores e familiares, todos importantes componentes da nossa comunidade. É a partir dessa valiosa interlocução que nossas concepções são revisitadas e, nossa prática, constantemente analisada.

A atuação no campo educativo está alicerçada em 7 princípios orientadores:

 

  • Desafio à Diversidade
    Garantir uma educação de qualidade para todos os alunos, não somente aceitando, mas desejando a diversidade. Ter por meta desenvolver, através de permanentes desafios, todas as capacidades de cada aluno;
  • Integração Social
    Promover a formação de indivíduos que contribuam com os demais de forma reciprocamente enriquecedora privilegiando a construção coletiva do conhecimento;
  • Atenção à Realidade Histórica
    Promover a formação de indivíduos atentos ao sentido histórico da realidade que os cerca, valorizando o passado e as exigências do futuro;
  • Preparação para a Formação Contínua
    Preparar os alunos para prosseguirem seus estudos, de maneira que se sintam compromissados com sua formação, buscando enriquecer e aprofundar continuamente seus conhecimentos;
  • Formação do Pensamento Crítico
    Promover a formação do pensamento crítico dos alunos, tendo por base um universo de conhecimentos, tanto os cotidianos quanto os representativos dos saberes acumulados pela sociedade, levando em conta critérios éticos, estéticos e políticos;
  • Autonomia Responsável
    Trabalhar com todas as situações do dia a dia para que, participando efetivamente da sociedade em que vivem, os alunos possam ser capazes de analisá-la, de avaliá-la criticamente e de agir em consequência, para mantê-la, enriquecê-la e/ou modificá-la, de acordo com as necessidades e os recursos existentes;
  • Formação Integral
    Trabalhar os vários aspectos constitutivos do educando, tais como o cognitivo, o metacognitivo, o conceitual, o físico, o emocional, o afetivo e o sociocultural

 

Educação Infantil

Rua Diogo Jácome, 224

(11) 3049-5330

 

Ensino Fundamental I

Rua Lourenço Castanho, 273
(11) 3059-.5781

 

Ensino Fundamental II

Rua Bueno Brandão, 283
(11) 3049-.5374

 

Ensino Médio

Rua Fiandeiras, 77
(11) 3047-0099

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone