by /0 comments

Marinha construirá 600 lanchas escolares

Cada uma terá capacidade para transportar 20 estudantes. Cerca de 200 mil alunos do ensino básico necessitam de transporte fluvial ou marítimo, principalmente na região Norte
MEC/Divulgação
Desenho com projeto da lancha
Desenho com projeto da lancha

Seiscentas lanchas escolares serão construídas pela Marinha para serem usadas no transporte escolar na região Norte do Brasil, informa o Ministério da Educação. Cada uma terá capacidade para transportar 20 estudantes que moram em regiões ribeirinhas e utilizam rios para chegar à escola. O contrato para o projeto será assinado nesta quarta-feira, em Brasília.

Segundo uma pesquisa encomendada pelo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cerca de 200 mil alunos do ensino básico necessitam de transporte fluvial ou marítimo, principalmente na região Norte. A autarquia do MEC estima que 40% dos alunos usam embarcações para ir às escolas. O FNDE informa que as primeiras lanchas serão entregues no primeiro semestre de 2010 para os municípios da região.

As lanchas serão construídas nas bases navais de Belém, Natal e Salvador. O FNDE informa ainda que uma parceria com o Inmetro garantirá uma embarcação segura, com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes. Haverá coletes salva-vidas de mais fácil manejo, locais apropriados para abrigar livros e proteção para a chuva.

Além da lancha escolar, está prevista também a construção de barcos-escola, ainda na etapa de projeto. A princípio, ele comportará até 35 estudantes e terá todos os equipamentos necessários para funcionar como uma sala de aula. Até 2011, a previsão do governo federal é entregar 100 barcos-escola e três mil lanchas escolares.

Criado em 2007, o programa Caminho da Escola é destinado a renovar a frota de veículos escolares. Desde o lançamento, 1.300 municípios aderiram ao programa e efetuaram a compra de 2.487 ônibus escolares. Em 2009, essa marca deve ultrapassar sete mil veículos, num investimento de R$ 1,15 bilhão, informa o FNDE.сайт отзывовПродвижение сайтов В ТОП ОДИН: Заказ услугdigital advertising agency