by /0 comments

MEC amplia avaliação de crianças para medir alfabetização

Provinha Brasil será aplicada para os alunos do 3º ano do ensino fundamental. O exame existe desde 2008 apenas aos alunos do 2º ano. Segundo a Agência Brasil, o MEC não tem controle sobre esse indicador.
O Ministério da Educação vai ampliar a avaliação da Provinha Brasil para os alunos do 3º ano do ensino fundamental a fim de medir a alfabetização de crianças até 8 anos. O exame é aplicado desde 2008 apenas aos alunos do 2º ano e serve como diagnóstico para o professor saber como está a alfabetização dos estudantes. Os resultados do exame não são divulgados. Segundo a Agência Brasil, o MEC não tem controle sobre esse indicador.

A agência de notícias do governo federal diz que a nova Provinha Brasil será ponto central do programa Alfabetização na Idade Certa, que o ministério pretende lançar em breve. O MEC ressalta que será necessário estabelecer parcerias com as rede municipais, responsáveis pelas escolas de educação básica. As mudanças serão aplicadas na edição de 2013.

Em 2011, foi aplicada a Prova Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização (Prova ABC), uma parceria entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do MEC, o movimento Todos pela Educação, o Instituto Paulo Montenegro e a Fundação Cesgranrio. Em caráter amostral, o exame apontou que mais de 40% dos alunos que concluíram o 3° ano do ensino fundamental não tinham a capacidade de leitura esperada para o nível de ensino.александр лобановскийДля сайта климатической техники Termocool.ruwedding accessory superstore