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MEC distribui livro didático com erros de matemática

Entre os erros, o livro mostra que dez menos sete é igual a quatro. O ministério admitiu o problema e prometeu identificar os responsáveis

Cerca de 200 mil livros didáticos com erros graves de matemática foram distribuídos pelo Ministério da Educação no segundo semestre de 2010 para 39.732 classes da zona rural que reúnem alunos de séries diferentes. O MEC admitiu o erro e prometeu identificar os responsáveis. Entre os erros, o livro mostra que dez menos sete é igual a quatro.

O MEC pagou R$ 13,6 milhões pela coleção Escola Ativa, com 35 volumes. Ao todo foram impressos 7 milhões de livros – cada coleção contém 35 volumes. Os livros foram distribuídos em 3.109 municípios de todos os Estados e atendem 1,3 milhão de alunos, informa o jornal O Estado de S. Paulo.

Os erros foram detectados no início deste ano e um grupo de especialistas contratados pelo ministério julgou que eles eram tão graves e tão numerosos que não bastava divulgar uma “errata”. “O número de erros é razoável, isso não se resolve com errata”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, às repórteres Marta Salomon e Denise Madueño.

Ele informou que mandou uma carta aos coordenadores de escolas da zona rural recomendando que os livros do Escola Ativa não sejam mais usados em sala de aula. A coleção foi retirada também na internet.

Para o ministro, os erros não comprometem o aprendizado. “A interrupção do uso não vai comprometer o ensino, porque esse é um material de uso opcional”, disse.

O jornal informa que o os R$ 13.608.033,33 gastos com a coleção seriam suficientes para a construção de 36 escolas de educação infantil. O jornal cita pelo menos três exemplos de erros em cotas matemáticas.

Em comunicado oficial após a publicação da reportagem, o MEC reconheceu que “erros de diagramação, editoração e revisão” foram constatados em fevereiro, por especialistas contratados pelo ministério.

A nota oficial tentar reduzir o impacto do erro ao afirmar que “o programa Escola Ativa atinge a menos de 1% dos estudantes de escolas públicas de educação básica em todo o país”.

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