by /0 comments

MEC e governo de São Paulo voltam a fazer parcerias

Após mais de três anos sem firmar convênios, haverá acordos nas áreas de ensino profissionalizante e bolsas de estudo para alunos de pedagogia e professores da rede pública

Após mais de três anos sem firmar convênios com o Ministério da Educação, a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo fará três parcerias, revela o jornal Valor Econômico. Segundo a reportagem de Luciano Máximo os acordos serão nas áreas de ensino profissionalizante e bolsas de estudo para alunos de pedagogia e professores da rede pública.

Pelo acordo, cerca de 1,5 milhão de alunos do ensino médio poderão se matricular nos cursos técnicos dos 25 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia localizados no Estado.

O secretário-adjunto estadual de Educação, José Cardoso Palma Filho, disse que espera abrir 2 mil vagas nas escolas técnicas federais a partir de 2012. O número pode chegar a 5 mil com a extensão da parceria com o Sistema S e as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).

Para a formação de professores, o MEC vai conceder 10 mil bolsas a alunos de pedagogia e pesquisadores por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), administrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As bolsas variam de R$ 400 a R$ 1,5 mil.

Os professores que já atuam na rede estadual também serão incentivados a participar da Plataforma Freire, que prevê, no primeiro semestre deste ano, o custeio de 40 mil vagas em cursos de licenciatura em mais de 140 universidades do país. “Os professores vão tirar a segunda licenciatura, a vantagem para nós são os recursos. São Paulo é rico, mas não esnobamos dinheiro para a educação. Toda questão política que vimos nos últimos anos está superada”, disse ele ao jornal.

O diretor de articulação e apoio aos sistemas de ensino da Secretaria de Educação Básica do MEC, Romeu Caputo, disse que “a parceria com São Paulo é uma agenda direta do ministro [Fernando Haddad]”.

моторные яхты продажаBroker MFXtiara headband wedding