MEC e Undime fazem mutirão com secretários municipais de educação - CGC Comunicação em Educação
  by /0 comments

MEC e Undime fazem mutirão com secretários municipais de educação

Estão previstas 11 reuniões para atender os 5.563 secretários. Todos receberão um computador portátil para acompanhar as ações do ministério

O Ministério da Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) iniciam nesta semana um verdadeiro mutirão nacional para explicar aos novos secretários municipais de educação os programas da União para o ensino básico. Até abril, estão previstas 11 reuniões para atender os 5.563 secretários. Segundo o MEC, todos receberão um computador portátil para acompanhar as ações do ministério.

O mutirão começa com os 351 secretários municipais de educação do Ceará e do Rio Grande do Norte. O MEC diz que o objetivo das reuniões é apresentar os conteúdos de programas e ações da educação básica e informar sobre os suportes técnico e financeiro disponíveis.

O diretor de articulação e apoio aos sistemas da educação básica da Secretaria de Educação Básica, Romeu Caputo, disse ao site do ministério que a doação do computador aos novos secretários é uma das condições para o sucesso da gestão, já que a tecnologia é parte indispensável no cotidiano. “Quando praticamente todas as escolas estão conectadas com banda larga, ter acesso ao portal do Ministério da Educação e acompanhar a evolução dos programas são condições para uma gestão eficiente”, disse.

Ele disse que o MEC espera “uma parceria de longo prazo” com as prefeituras nos programas da merenda e transporte escolar, livro didático e biblioteca, formação de professores, laboratórios de informática, computadores e banda larga nas escolas, alfabetização de jovens e adultos e educação inclusiva, censo escolar e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

продвижение за рубежомудаление зубабурение