by /0 comments

MEC estuda bolsa para incentivar aluno a ser professor de exatas

Ainda em construção, proposta prevê a oferta de bolsas de auxílio aos alunos do ensino médio e parceria com universidades
Seis anos após a publicação do relatório Escassez de Professores no Ensino Médio: Soluções Estruturais e Emergenciais, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que apontou carência de professores de física, química, matemática e biologia, o Ministério da Educação anunciou que pretende incentivar a formação de professores na área de exatas.

A Agência Brasil relata que a proposta, ainda em construção, prevê a oferta de bolsas de auxílio aos alunos do ensino médio e parceria com universidades.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, admitiu, em audiência na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, dia 10, que há “o problema salarial, de carreira, mas há também o problema de despertar o interesse pela educação desde cedo e valorizar quem tem esse interesse” em exatas.

O ministro citou como exemplo a baixa a procura dos estudantes pelo magistério na área de exatas na última edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Além de receber a bolsa de estudos, esses estudantes deverão participar de palestras e realizar experimentos em laboratórios das escolas e de universidades.

Para Mercadante, é preciso aumentar o acesso ao ensino médio entre os mais pobres. Atualmente, existem cerca de 970 mil jovens de 15 a 17 anos fora da escola.

A Agência Câmara informa que o ensino médio teve os piores índices relativos no último Ideb. Entre 2009 e 2011 a nota da etapa em escolas públicas congelou em 3,4, em uma escala que varia de zero a dez.

Mercadante prometeu ainda lançar um edital de cultura nas escolas públicas e também a criação de uma universidade das artes. Essas ações deverão ser feitas em parceria com o Ministério da Cultura.

Após a reunião, aconteceu o lançamento no Congresso dos preparativos para a Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2014, evento marcado para fevereiro.

Representantes do governo e de entidades públicas e privadas do setor discutirão as políticas necessárias para a execução das metas do Plano Nacional de Educação ainda em debate no Congresso.Лечение стволовыми клетками в Германиикартинки видеокамерыкупить в украине