by /0 comments

MEC prepara base curricular nacional para a educação básica

Estados e municípios estão recebendo 740 mil exemplares dos livretos “Indagações curriculares”

O Ministério da Educação (MEC) está preparando uma base curricular nacional para a educação básica. Segundo o site G1, o documento deve estar pronto em 2010.

“Não queremos impor um currículo mínimo obrigatório, mas recuperar o debate sobre os currículos. Há experiências bem-sucedidas e a troca de informações pode ser muito valiosa”, disse a secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Almeida e Silva, à repórter Fernanda Calgaro.

O ministério está distribuindo 740 mil exemplares dos livretos “Indagações curriculares”, para que diretores e professores de escolas públicas avaliem o trabalho que está sendo realizado em cada estabelecimento.

A secretária informou que serão realizados 11 encontros com os secretários municipais e que a autonomia dos estados e municípios está garantida. “Os livretos serão um ponto de partida para colhermos contribuições. A autonomia dos sistemas de ensino está garantida, assim como achamos que os seus aspectos regionais devem ser preservados. No entanto, há coisas que podem ser melhoradas”, disse.

A secretária afirmou que “é preciso inserir o conteúdo sobre a história da África, filosofia e psicologia no currículo” e frisou que o “currículo não pode seja iluminado por nenhuma religião”.

Ela informou ainda ao site que o MEC está fazendo um mapeamento sobre a organização curricular dos estados e municípios após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que entrou em vigor em 1996.

Os livretos Indagações Curriculares

Leia a íntegra da matéria do G1

Построение системы безопасности в IT компанииtkstour.comнейлоновые зубные протезы