by /0 comments

MEC suspende 1,7 mil bolsas do ProUni e desliga 15 instituições de ensino superior

Alunos tinham renda incompatível com o programa e faculdades ofereciam menos bolsas do que deveriam
O Ministério da Educação suspendeu 1.766 bolsas de estudo e desvinculou 15 instituições privadas de ensino superior do Programa Universidade para Todos (ProUni). De acordo com a Agência Brasil, a Secretaria de Educação Superior (Sesu) encontrou irregularidades na oferta e no preenchimento das bolsas.

Os alunos desligados tinham renda incompatível com o programa, que oferece bolsas a estudantes de baixa renda em troca de incentivos fiscais para as instituições particulares.

O MEC cruzou os dados do CPF dos bolsistas com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o Registro Nacional de Veículo Automotores (Renavam), bases de dados de universidades públicas e constatou que 598 eram proprietários de veículos caros. Outros 631 eram matriculados em universidades públicas, 561 tinham empregos com renda superior à permitida e 34 já tinham curso superior.

Segundo a agência de notícias do governo federal, a Advocacia Geral da União (AGU) deverá instaurar um processo para que a União seja ressarcida. O MEC promete fazer esta checagem todos os anos.

A secretária de educação superior do ministério, Maria Paula Dallari Bucci disse que as fraudes representam 0,4% dos 396 mil bolsistas ativos. “Toda regra tem um certo índice de descumprimento”, disse.

As bolsas integrais do ProUni são reservadas a estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 697,50), por membro da família. As bolsas parciais, que custeiam 50% da mensalidade, podem ser pleiteadas por candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.395) per capita.

Já as 15 instituições desligadas ofereciam menos bolsas do que deveriam. A Receita Federal poderá pedir ressarcimento. Outras 31 instituições estão na mesma situação e fizeram um termo de saneamento com o ministério. Durante certo período, elas terão que oferecer 5% a mais de bolsas para compensar o que não foi ocupado anteriormente.лобановский александр фотопрограммы раскрутки сайтаигра развивающая для детей