by /0 comments

Média das notas no Enem melhora

A nota média na prova objetiva foi de 51,52 contra 36,90 no exame de 2006 – numa escala de 0 a 100. Na prova de redação, a nota foi de 55,99, contra 52,08 no ano passado

As notas dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiveram expressiva melhora na prova objetiva, de acordo com o balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação divulgado nesta sexta-feira, dia 23 de novembro.

A nota média de desempenho na prova objetiva foi de 51,52 este ano contra 36,90 no Enem de 2006 – numa escala de 0 a 100. A prova de redação também teve melhora na nota, embora menor. Este ano, a média da nota de redação foi de 55,99, contra 52,08 pontos no ano passado.

O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, afirmou hoje que não há como comparar as provas de um ano para o outro. “O resultado pode ter melhorado porque os alunos foram melhores ou pode ser que a prova tenha sido mais fácil. Não temos esse controle”, disse à repórter Kelly Oliveira, da Agência Brasil.

 

“A avaliação do Enem não se propõe a comparar no tempo. O objetivo é basicamente os alunos. Eles sabem como estão em relação aos colegas da escola, do estado, do país, e usam [esse resultado] para ingresso na universidade. E para ingressar na universidade basta comparar com os alunos deste ano”, afirmou. De acordo com ele, até fevereiro do próximo ano o Inep divulgará as médias por escola.

 

A menor média de prova objetiva ficou para a região Norte (44,79) e de redação para o Nordeste (55,20), enquanto a maior média da avaliação objetiva e de redação é do Sul, com 54,82 e 57,81 pontos, respectivamente. De acordo com o Inep, cerca de 2,7 milhões de estudantes compareceram ao exame no dia 26 de agosto de 2007.

O jornal Folha de S. Paulo teve acesso antes aos dados e informa na edição desta sexta-feira que os estudantes de escola pública tiveram notas quase um terço menores em relação aos alunos de instituições particulares.

Os alunos da rede pública tiveram nota 48,30 enquanto os da rede particular fizeram 68,72.

O Enem avaliou 795 mil estudantes com previsão de concluir o ensino médio neste ano (os chamados concluintes) e 1.297.810 egressos de outros anos.

O exame é um dos requisitos para a inscrição no Prouni.

Consulta burlada

O presidente do Inep informou que vai alterar o sistema de acesso às notas pela internet após o incidente deste ano, quando o sistema de consulta foi burlado, possibilitando acesso irregular a uma base de teste, com dados incompletos. As notas foram publicadas no site de relacionamento orkut.

“As notas que estavam naquele banco não são as divulgadas. Usamos o mesmo endereço na internet do ano passado. Agora a gente vai mudar esse sistema para no ano que vem não ter essa chance”, afirmou.

Veja os resultados do Enem

шпионские программыхорватия отдых отзывыgames casino