by /0 comments

Melhora no Ideb aumenta chance de reeleição de prefeito, diz estudo

Professor da Fundação Getúlio Vargas conclui que parece haver, ao menos para alguns grupos específicos, demanda por qualidade da educação no Brasil
O aumento de 1 ponto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) aumenta em torno de 4.5 pontos percentuais a probabilidade de reeleição de um prefeito. A probabilidade foi calculada pelo professor de economia Renan Gomes de Pieri, da Fundação Getúlio Vargas, na sua dissertação de mestrado “Qualidade da educação traz votos? Um estudo sobre a importância do ideb nas eleições municipais”, publicado este ano.

O trabalho avalia a demanda por qualidade da educação onde a informação sobre qualidade é imperfeita e outro onde há perfeita informação.

Ele analisou o impacto do Ideb sobre a probabilidade de reeleição de prefeitos em municípios brasileiros em duas situações: 2004, quando ainda não havia Ideb, e em 2008, quando já era possível usar o índice como instrumento para decisão do voto.

Segundo o professor da FVG, além do Ideb, a probabilidade de reeleição do prefeito sobre para 6 pontos percentuais em municípios com menor renda e naqueles onde a população de crianças é maior.

Na opinião de Renan Pieri, o sistema de accountability (responsabilização) escolar brasileiro, embora não impacte diretamente diretores e professores pode influenciar a qualidade escolar por meio da mobilização política da população, que pune ou premia os gestores da educação conforme o desempenho destes.

O trabalho conclui que parece haver, ao menos para alguns grupos específicos, demanda por qualidade da educação no Brasil.

Veja a íntegra do estudoимплантация стоматологиягугл адвордс подбор словремкомплекты для