by

Mentiras dos pais prejudicam os filhos – Parte 1

A mentira dos pais pode gerar problemas para o convívio com seus filhos

Mentir ou não mentir? Na educação dos filhos, os pais sempre querem fazer o melhor. No entanto, eles não nascem com manual de instruções para a criação de seus filhos: Cada pai acha o seu jeito e com ele aprende.

No programa Mais Você, Ana Maria Braga discute sobre o melhor caminho que os pais podem seguir, no cuidado com seus filhos.

A presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), Kézia Bombonato, conversa sobre o tema, comum no contexto familiar – mas, segundo ela, nada adequado.

“A formação do caráter das crianças começa, principalmente, dentro de casa e a família é base dessa formação; dessa personalidade. A criança aprende imitando: Se ela ouve os pais mentindo, irá mentir também”, diz a psicopedagoga.

“Mentirinha branca”

A tal da mentirinha, que parece uma mentira branca, tem consequências não tão leves assim, a partir do momento que os filhos se espelham nas ações vivenciadas pelos próprios pais.

Se o filho vê que o pai sai ileso através de uma mentira, se sentirá na confiança de exercê-la também, para seu próprio benefício.

Veja mais sobre o tema, dividido em três partes:

Parte 2
Parte 3