by /0 comments

Metade da população do Brasil não é leitora de livros

Brasileiro lê em média quatro livros por ano, contra 4,7 em 2008, mostra a segunda edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil
Cerca de 88 milhões de brasileiros não são considerados leitores de livros, mostra a segunda edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada nesta quarta-feira. Foram ouvidas 5 mil pessoas de 315 municípios, entre junho e julho de 2011.

O estudo, realizado pelo Ibope e pago pelo Instituto Pró-Livro, revela que o brasileiro lê em média quatro livros por ano, contra 4,7 em 2008. Apesar da queda, a entidade não considera que o brasileiro está lendo menos, já que a pesquisa sofreu alterações, informa a Agência Brasil.

São considerados leitores as pessoas que leram pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos últimos três meses. Neste caso, a média de exemplares foi 1,85. Entre os estudantes, a média de livros lidos passa para 3,41 exemplares nos últimos três meses.

Os alunos leem 1,2 livro por iniciativa própria, divididos entre literatura (0,47), Bíblia (0,15), livros religiosos (0,11) e outros gêneros (0,47).

De acordo com o estudo, a Bíblia aparece em primeiro lugar entre os gêneros preferidos, seguido de livros didáticos, romances, livros religiosos, contos, literatura infantil, entre outros.

Uma parte da pesquisa, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, revela que cerca de 75% da população nunca entrou em uma biblioteca, embora 71% afirma saber da existência de uma biblioteca pública em sua cidade.

Apenas 8% dos brasileiros vão sempre à biblioteca, enquanto 17% o fazem de vez em quando. O uso frequente da biblioteca caiu de 11% para 7% entre 2007 e 2011.

A maioria das pessoas (64%) que usa biblioteca está na escola ou na faculdade. Os dados mostram que as pessoas vão abandonando esse costume ao longo da vida.Bavaria Sport 39макияж розовыми тенями голубых глаззаболевания зубов