Metade dos idosos é analfabeta funcional - CGC Comunicação em Educação
  by /0 comments

Metade dos idosos é analfabeta funcional

Pesquisa “Idosos do Brasil Vivências, desafios e expectativas na 3ª idade” revela ainda que 89% dos brasileiros com mais de 60 anos não passaram da 8ª série do ensino fundamental

Mais uma pesquisa prova a grave situação da educação dos brasileiros: 49% idosos são analfabetos funcionais, ou seja, não compreendem o que escrevem e lêem. Outros 23% declaram não saber ler e escrever. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira na pesquisa “Idosos do Brasil Vivências, desafios e expectativas na 3ª idade”, realizada em 2006 pela Fundação Perseu Abramo, em parceria com o Sesc. Foram entrevistados 3.759 brasileiros em 204 cidades de todas as regiões. A pesquisa também ouviu não-idosos.

De acordo com o levantamento, 89% dos idosos não passaram da 8ª série do ensino fundamental (18% não tiveram educação formal) e apenas 4% chegaram ao 3º grau de escolaridade (completo ou incompleto). Entre os analfabetos, 4% afirmam só saber ler e escrever o próprio nome e 22% consideram a leitura e a escrita atividades penosas, seja por deficiência de aprendizado (14%), por problemas de saúde (7%) ou por ambos motivos (2%).

Mesmo com a baixa escolaridade, 44% dos idosos gostariam de fazer algum curso. Entre os cursos preferidos, os que fazem parte de educação formal são os mais mencionados (16%). Segundo a pesquisa, só 2% dos idosos estudam.

Segundo um dos coordenadores da pesquisa, o cientista político Gustavo Venturi, o mais surpreendente da pesquisa é “que a imagem que os não idosos têm da 3ª idade é mais negativa − portanto, preconceituosa, com potencial para comportamentos discriminatórios − que a avaliação que os idosos fazem de sua própria condição”. Para ele, a pesquisa traz “subsídios potencialmente úteis para o planejamento e execução de políticas públicas para os idosos”.

Segundo o cientista político, o número de idosos no Brasil irá dobrar em 25 anos. Os brasileiros com mais de 60 anos somam hoje mais 14,5 milhões, ou 8,6% da população, segundo o Censo 2000 do IBGE.

Mais informações em: http://www2.fpa.org.br/portal/modules/news/index.php?storytopic=1645mfx brokerрегистрация googlepoker online casino