by

Monografia ganha espaço no Ensino Médio das escolas

A monografia, trabalho específico sobre determinado assunto com calhamaço de páginas e formatação em padrões científicos, que exige horas de pesquisa e escrita, antes restrita somente aos bancos estudantis das faculdades, tem ganhado cada vez mais espaço no ensino médio das escolas da capital paulista. Na era do copia e cola a aplicação desse tipo de trabalho ainda no colegial tem surgido como um antídoto ao conteúdo raso e rápido encontrado na internet, plataforma que vem se impondo como uma das principais fontes de informação dos dias atuais.

No Colégio Equipe, localizado em Higienópolis, alunos da 3ª. Série são suscitados a apresentar monografias sobre os temas: literatura e arte, história, saúde e educação ou adolescência e psicanálise, “Desde fevereiro eles estão debruçados nessa tarefa”, explica a diretora pedagógica Luciana Fevorini, “São trabalhos com 30 páginas no mínimo em formatação padrão de monografia”, detalha ela. Para Luciana, “esse tipo de trabalho propicia o aprofundamento conceitual e metodológico e condições para o desenvolvimento da autonomia intelectual do aluno”.

A novidade é a elaboração do “Diário de Bordo”, um caderno de campo onde o estudante registra toda a trajetória do seu pensamento e pesquisa; como trabalha, como pensa, se inquieta. A apresentação dos trabalhos acontece no 2o semestre.

Cecília Galvão/Jornalista e Diretora

+ 11 3722.1164/ 3722.3624/97654.2027

www.cgceducacao.com.br