by

Mudanças no ensino fundamental (SBT)

Mudanças no ensino fundamental confundem os pais

Você é um dos que estão confusos com as mudanças no ensino fundamental em 2006? Foi matricular seu filho e ele tinha pulado de série?

A partir de agora, crianças de seis anos vão entrar na escola direto no primeiro ano. É o efeito de uma mudança na lei que aumentou o ensino fundamental de oito para nove anos, e acabou com a pré-escola. A nova regra já foi aprovada na câmara e no senado, só falta ser sancionado pelo presidente.

A mudança da lei de diretrizes e base da educação parece grande, mas é só no nome. O aluno que entrará no segundo ano estará aprendendo, na realidade, o conteúdo da antiga primeira série.

A partir de agora, a nova regra determina que as crianças entrem com seis anos no ensino fundamental, que ao invés de oito, passa a durar nove anos.

Mesmo antes da aprovação da lei, muitas escolas brasileiras já anteciparam as mudanças.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais, já existem mais de oito milhões de alunos matriculados no ensino fundamental de nove anos.

Os estados de Goiás e Minas Gerais, por exemplo, já implementaram o programa em toda a rede estadual. Em outros 10 estados, algumas escolas aderiram à nova regra.

Alfabetização

Com esta mudança, a alfabetização das crianças que estão em escolas públicas vai ser antecipada em um ano.

Confira mais sobre o tema na matéria acima, produzida pelo SBT.