by /0 comments

Municípios receberão vídeos sobre os sucessos da educação integral

“O direito de aprender – educação integral e comunitária” mostra como as escolas com alta evasão, violência e baixa aprendizagem se transformaram

As experiências de sucesso da educação integral serão mostradas, em vídeo, para todos os municípios brasileiros. O lançamento do vídeo O direito de aprender – educação integral e comunitária, aconteceu nesta quarta-feira no 3º Fórum Nacional Extraordinário de Dirigentes Municipais de Educação, em Brasília.

O vídeo mostra como as escolas com alta evasão escolar, violência e baixa aprendizagem se transformaram após adotarem o modelo de educação integral. Esta revolução só aconteceu com o envolvimento de pais, alunos e da comunidade.

“A escola passou a significar não somente o educar, mas o cuidar da criança em todos os aspectos. E a comunidade é a nossa parceira”, disse Mara Cristina Rodrigues Santos, diretora de uma escola municipal de Belo Horizonte, à repórter Anita Campos, da assessoria de imprensa do Fórum da Undime.

Segundo ela, crianças e adolescentes participam de projetos de cultura, esporte e lazer com integrantes da comunidade no contra-turno e nos finais de semana. A diretora disse que os locais ociosos do bairro foram transformados em espaços para o aprendizado não-formal e todos os estudantes passaram a gostar das aulas.

Na opinião da Maria Salete Silva, do Unicef, a educação integral só funciona com o apoio de todos os envolvidos. “Geralmente, quando a escola passa por problemas de violência e depredação, se pensa em aumentar o tamanho do muro. Esse projeto é justamente o contrário: é baixar o muro da escola para a comunidade ser co-responsável pela educação de suas crianças e adolescentes”, disse.

Com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime), o filme foi produzido pelo Unicef e pela Cipó Comunicação Interativa.

Leia a íntegra da matéria no site da Undime

детские мякиши купитьmfxbroker comковрик для детей