by

Música e poesia inspirados em Augusto de Campos e Paulo Leminski


Música e poesia inspirados em Augusto de Campos e Paulo Leminski  deu origem ao –  grita grifa grafa grava – Projeto de Música desenvolvido pelos alunos do  9º ano do Colégio Equipe, em São Paulo.

Um ostinato é uma ideia musical que se repete persistentemente durante uma composição ou parte dela. Nas mais diversas épocas e culturas, este foi um recurso amplamente utilizado para construir estruturas sonoras, dos padrões polirrítmicos africanos à música de concerto contemporânea, da música antiga aos riffs do Blues e do Rock, até chegar aos loops que marcam a música eletrônica atual.

Os alunos mobilizam os conteúdos trabalhados desde o início do 8º ano para realizar experiências com a sobreposição de ostinatos livremente inspiradas em poemas concretos de Augusto de Campos e Paulo Leminski.

Obras que exploram a dimensão sonora e visual da palavra, vários dos poemas se valem de estruturas repetitivas e levaram os alunos a brincar com a voz, os sons do cotidiano, instrumentos musicais e sons sintéticos usando aplicativos no computador e no celular.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone