by

O legado do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo

Reportagem do programa Antena Paulista, da TV Globo, mostra o legado do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

O Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo é a melhor escola técnica do Brasil, de acordo com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2015, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) dia 31 de outubro.

As escolas técnicas tinham ficado de fora da primeira divulgação dos dados, no dia 4 de outubro, porque o Ministério da Educação alegou que houve um “equívoco na interpretação da legislação”.

Com a inclusão das escolas técnicas, o Liceu aparece agora em 5° lugar na cidade de São Paulo e 6° no Estado de São Paulo, informa o portal de notícias G1, do Grupo Globo. Os dados incluem a redação e as provas objetivas de linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

O Liceu de Artes e Ofícios viagrasansordonnancefr.com de São Paulo oferece dois cursos de nível médio: Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio (GRATUITO) e Ensino Médio Regular (pago e também com bolsas de estudo integrais).

Novo Ensino Médio: Currículos integrados e flexíveis

A diretora do Liceu, Patrícia Loureiro Macedo, destaca que os cursos da escola já estão em consonância com a reforma do Ensino Médio proposta pelo MEC e em discussão no Congresso. “O Liceu insere a formação técnica de forma organizada e coerente com aformação geral dos alunos, conciliando os dois currículos de maneira a prepará-los para o mercado de trabalho e para o prosseguimento dos estudos em cursos superiores”, afirma.

Patrícia Loureiro Macedo frisa que o Liceu já tem um currículo mais flexível, como prevê o novo Ensino Médio. “Em Língua Portuguesa, por exemplo, já contempla temas como diversidade cultural e de gêneros. Isso, sem diminuir a carga de trabalho com leitura, interpretação e produção de textos e gramática”, diz a diretora do Liceu.

O legado da escola centenária

Fundado em 1873, o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo é referência no Brasil no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e no Ensino Médio regular.

Dos 80% de alunos aprovados nos vestibulares mais disputados do país, sem a necessidade de fazer cursinho, 73% foram aprovados em universidades públicas.

O Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e o Ensino Médio Regular têm duração de três anos, em período semi-integral.

 

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone