by /0 comments

Oficina orienta professores sobre os riscos da internet

Atividade faz parte da programação do Dia Mundial da Internet Segura, campanha da qual o Brasil e mais 65 países fazem parte

Apresentar aos professores as principais situações de risco vividas pelos estudantes no uso de tecnologias da informação e estimular o desenvolvimento de abordagens multidisciplinares sobre o tema nas escolas. Este será um dos temas da oficina “Navegar (com segurança) é preciso! A educação para o uso ético das novas tecnologias”, que será realizada no próximo dia 10 de fevereiro, em São Paulo.

Promovida pelo Grupo de Combate a Crimes Cibernéticos do Ministério Público Federal em São Paulo, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, a oficina faz parte das atividades do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil.

Procuradores da República e o diretor de Prevenção e Atendimento da ONG SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm, ministrarão a oficina destinada a professores, supervisores e coordenadores ligados à área de tecnologia, além de universitários que estagiam nas diretorias de ensino no programa Acessa Escola. Segundo os organizadores, os professores da rede privada também podem participar.

“Defender os direitos das crianças e ensiná-las a se protegerem nos espaços públicos é um compromisso não apenas da família, mas também das escolas e de toda a sociedade”, disse Rodrigo Nejm, segundo comunicado à imprensa. Segundo ele, “internet é um espaço público que exige cuidados e novos conhecimentos e, nele, a cidadania também precisa ser plena”.

Os procuradores da República Adriana Scordamaglia, Priscila Schreiner e Sergio Suiama, afirmam que a ideia é “começar uma discussão com os educadores a respeito do uso das tecnologias de informação, porque o desenvolvimento de novas ferramentas de comunicação não veio acompanhado de uma reflexão mais aprofundada sobre os riscos a que as crianças e os jovens estão expostos e sobre o que seria um comportamento ético no uso dessas tecnologias”.

A oficina terá duas horas de duração e será realizada no auditório da Secretaria de Educação do Estado (Largo do Arouche, 302 – 16º andar – Centro – São Paulo – SP). O evento será transmitido em teleconferência para toda a rede estadual de educação e também na Internet, por meio do portal IPTV Cultura (http://www.iptvcultura.com.br).

Leia mais sobre o Dia Mundial da Internet Segura no Brasil

лобановский депутатхорватия аренда жильяblack jack strategy