by /0 comments

Olimpíada da Língua Portuguesa espera participação 9 milhões de alunos

Serão selecionados textos com o tema “O que pensam e sentem sobre o lugar onde vivem” nas categorias de poema, memórias, crônica e artigo de opinião
“O que pensam e sentem sobre o lugar onde vivem”. Este é o tema da segunda edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, lançada nesta terça-feira, dia 2, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.

A expectativa é que 9 milhões de alunos do ensino fundamental e médio e 300 mil professores de 80 mil escolas públicas participem das oficinas de leitura e produção de texto. A primeira edição, realizada em 2008, alcançou seis milhões de alunos.

Serão selecionadas redações nas categorias de poema (para alunos de 5ª e 6ª séries do fundamental), memórias (para 7ª e 8ª séries), crônica (para 9ª série do fundamental e 1º ano do ensino médio) e artigo de opinião (2º e 3º anos do médio).

A olimpíada é composta por cinco etapas. Na etapa escolar, as escolas recebem o material, os professores realizam com os alunos atividades para elaboração dos textos. A escola organiza uma comissão julgadora e envia à Comissão Julgadora Municipal os textos escolhidos. Concorrerá um texto de cada categoria por escola.

Na etapa municipal, as Secretarias Municipais recebem os textos enviados pelas escolas, organizam as Comissões Julgadoras Municipais e selecionam até 15 textos por categoria. Na etapa estadual, os textos selecionados são encaminhados para as Comissões Julgadoras Estaduais, nos 27 estados da federação e no distrito federal. No total, serão selecionados 500 textos semifinalistas.

Na etapa regional , os 500 alunos semifinalistas e seus respectivos professores viajam para uma capital do Brasil, de acordo com a categoria em que estão inscritos. Nessa etapa, participam de atividades culturais e de formação. Os alunos aperfeiçoam seus textos e acontece a Comissão Julgadora Regional. Ao final, serão selecionados até 152 finalistas..

A etapa nacional será em Brasília com o anúncio dos 20 vencedores (cinco de cada categoria).

As escolas receberão a partir deste mês a Coleção da Olimpíada, material de apoio no ensino da escrita de diferentes gêneros textuais. O kit é composto de quatro pastas, uma para cada gênero textual, contendo o caderno de orientação do professor, uma coletânea de dez exemplares com textos literários e um CD-Rom, que traz alguns dos textos lidos em voz alta e sonorizados.

Os professores receberão o almanaque Na ponta do Lápis, com orientações metodológicas para o ensino de leitura e escrita, entrevistas e dicas. Poderão também participar de debates com pesquisadores da área por meio da comunidade virtual acessível no site oficial do programa.

Para participar da Olimpíada, o primeiro passo é a adesão da rede de ensino, que será feita on line, pelo site do Ministério da Educação (www.mec.gov.br), da Fundação Itaú Social (www.fundacaoitausocial.org.br), do Cenpec (www.cenpec.org.br) e da Olimpíada (www.escrevendoofuturo.org.br).

No caso das escolas municipais, o secretário municipal de Educação deve fazer a adesão . No caso das estaduais, a adesão fica a cargo do secretário estadual de Educação. Após a adesão da rede, os professores podem se inscrever nos mesmos sites indicados.

Os 500 alunos e professores semifinalistas receberão medalhas de bronze e coleção de livros. Os 152 professores e alunos finalistas serão premiados com medalhas de prata e aparelhos microsystem, e suas respectivas escolas receberão uma placa de homenagem.

Aos 20 vencedores da etapa nacional, alunos e professores, serão entregues medalhas de ouro, computadores e impressoras. As escolas nas quais estudam os 20 selecionados serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de livros para a biblioteca.

O custo da Olimpíada de Língua Portuguesa, de R$ 18 milhões, é dividido entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social.

Veja o site da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesaкисти Dark Chocolatesувеличение продаж в магазинекупить мембрану для гидроаккумулятора джилекс