by /0 comments

Olimpíada de Língua Portuguesa tem adesão de 80% dos municípios

Balanço preliminar mostra que foram recebidas 200.277 inscrições de professores de 54.641 escolas em 4.457 municípios

A Olimpíada de Língua Portuguesa recebeu a adesão de 80,1% dos municípios do Brasil, informa balanço preliminar dos organizadores. O número pode aumentar porque muitas inscrições foram enviadas pelo correio e ainda sendo processadas. Foram recebidas 200.277 mil inscrições de professores de 54.641 escolas em 4.457 municípios. A estimativa é de que o projeto alcance 6 milhões de estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Além de estimular o gosto pela leitura e pela escrita, o programa também ajuda na formação de docentes. Todos os professores receberão um caderno de orientações sobre a realização de 15 oficinas preparatórias em sala de aula. “Nossa intenção é fazer o professor, ao observar o resultado do trabalho, modificar a forma de ensinar”, diz a coordenadora pedagógica da olimpíada, Sônia Madi.

Na primeira fase da olimpíada, representantes dos pais, professores e da comunidade irão escolher até 134 mil textos.

Em seguida, especialistas e representantes das secretarias de ensino, universidades e comunidade vão escolher até 25 mil textos produzidos pelos alunos.

Depois, a Olimpíada entra na fase estadual, na qual serão definidos os 500 semifinalistas. Estes trabalhos seguem para a etapa regional, de onde sairão os 150 textos que concorrerão na final.

No dia 1º de dezembro serão divulgados os nomes dos cinco vencedores de cada categoria do concurso em todo o País.

O programa recebe investimento de R$ 15 milhões na produção de materiais didáticos, oficinas de leitura e campanha de divulgação.

O Lugar Onde Vivo é o tema central da olimpíada e será desenvolvido em três gêneros — poesia, memória e artigo de opinião. A olimpíada é realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) .

O site da Olimpíada de Língua Portuguesa

отдых на яхте в хорватииполиграфическое оборудование в москвеonline no