by /0 comments

Olimpíada de matemática premia 500 alunos

Participaram da competição 19,6 milhões de alunos. Seis irão representar o Brasil na Olimpíada Internacional, que ocorrerá em julho, na Holanda
A 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática dos Alunos das Escolas Públicas (Obmep 2010) premiou 504 alunos de todo o país com medalhas de ouro, em cerimônia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (21). Participaram da olimpíada 19,6 milhões de alunos da 5ª à 8ª série do ensino fundamental e do ensino médio de 44,7 mil escolas de 5.518 municípios (99,16% das cidades brasileiras).

Seis alunos vão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, que ocorrerá em julho, na Holanda. Todos os premiados receberão bolsa de iniciação científica júnior (R$ 100) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Aqueles que chegarem à universidade poderão receber bolsa de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para fazer a pós-graduação simultaneamente ao curso superior.

A Agência Brasil informa que uma pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) com mais de 5 mil alunos, 5 mil professores, além de centenas de pais e diretores, revelou que dois terços dos entrevistados consideram que a iniciativa estimula a estudar matemática. Em outra avaliação foi verificado “correlação positiva” entre a participação de alunos na Obmep e os resultados das escolas na Prova Brasil.

O diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do MCT, Ildeu Moreira, disse que os colégios militares e os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia – que têm professores com dedicação exclusiva e processo seletivo para entrada de estudantes -, tem os melhores resultados.

Um dos destaques da 6ª Obmep é o município de Cocal dos Alves, no interior do Piauí, de 5,6 mil habitantes. Os alunos das duas escolas inscritas obtiveram 12 medalhas, sendo quatro de ouro. “Isso significa que tem dois professores lá que têm uma dedicação muito especial no preparo dos seus estudantes”, disse o diretor geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho, um dos organizadores da prova.

Outros destaques foram Maria Clara Mendes Silva, de 16 anos, de Pirajuba (MG), e Laura Ribeiro Franco, de 13 anos, de Senador José Bento (MG). Maria Clara foi escolhida para ser uma das representantes do Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática. Laura Franco, portadora de deficiência visual, foi a única aluna da cidade de 3 mil habitantes, no sul de Minas, a conquistar uma medalha de ouro.

“Sempre gostei de Matemática, mas posso dizer que a minha atual professora da matéria, Edna Maria Rodrigues, me incentivou decisivamente a estudar mais, quando inscreveu a escola pela primeira vez na OBMEP em 2005”, disse Laura.

Maria Clara diz que pretende cursar Matemática e tornar-se pesquisadora na área. Ela também sonha em dar aulas para outros alunos que queiram participar de futuras olimpíadas.

As provas da olimpíada são aplicadas em duas fases. A primeira é objetiva (20 questões fechadas) e realizada nas escolas inscritas. A correção é feita pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela organização da Obmep. Na segunda fase participam os alunos com melhores resultados (5% dos inscritos) para responder à prova discursiva (questões abertas, como problemas).

O site http://www.obmep.org.br/banco.htm tem bancos de questões das provas da olimpíada para que professores possam tirar sugestões de exercícios e alunos possam estudar.

A organização do evento divulgou o balanço das inscrições para a 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2011 encerradas no dia 3 de junho. São 18.707.632 estudantes inscritos de 44.673 escolas públicas. As provas da 1ª fase vão acontecer no dia 16 de agosto.

A olimpíada é realizada pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e pelo Impa. Conta ainda com o apoio do CNPq e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A cerimônia de premiação contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff.теннис ближайшие турнирыобыск лобановскийmystery joker