by

Olimpíadas do conhecimento

Uma história merecedora de ser contada. Sete alunos da rede pública de uma escola no Jardim Ângela, em São Paulo, foram selecionados para participar de uma olimpíada internacional do conhecimento nas áreas de matemática, robótica e ciências que ocorrerá na Índia.

Olimpíadas do Conhecimento – Quarenta e dois alunos de seis escolas – duas públicas, uma cooperativa e três particulares – foram selecionadas para o 20° Quanta – Competição Internacional de Ciências, Matemática, Habilidades Mentais e Eletrônica – QUANTA-  que acontecerá entre os dias 15 e 18 de novembro, na Índia. Alunos de 40 países estarão presentes. No Brasil o evento é organizado pela Rede POC – Programa de Olimpíadas de Conhecimento.

Considerada uma competição educacional complexa, por ser interdisciplinar e testar várias habilidades, o Quanta é disputado em seis modalidades: Insight (construção e corrida de robôs com obstáculos), Desafio Aquático (construção e corrida de barcos), Habilidade mental (testes de lógica e de memória), Desafio de Matemática (competição em formato de Quiz), Desafio de Ciência (questões de Astronomia, Biologia, Física, Química) e Debate (discussão de um tópico elaborado pela banca examinadora).
Dirigido para alunos do ensino fundamental 2 e ensino médio, o Quanta é organizado pela City Montessori School (CMS), em Lucknow, capital da província de Uttar Pradesh, no norte da Índia. Fundada há 50 anos com um grupo de cinco alunos, a escola indiana é hoje a maior do mundo pelo Guinness Book com quase 45 mil estudantes na educação fundamental e média.
Segundo o professor Ozimar Pereira, diretor da Rede POC, o critério de seleção dos alunos brasileiros é a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras, competição criada nos anos 90 pela Academia de Estrasburgo, na França, como uma nova forma de competição estudantil, focada em equipe, ao invés do trabalho individual. “Como é uma olimpíada em times – onde cada classe forma um único time – as classes premiadas são convidadas a participar do Quanta. O professor seleciona sete estudantes da classe que atendam aos requisitos da competição”, explica Ozimar.

Fonte: Rádio Globo

Ouça a reportagem
olimpíadas do conhecimento

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone